Acciona consegue arrestar ações da OS(X) para pagar dívidas do Porto do Açu

A situação das empresas que ainda estão sob o controle de Eike Batista continua naquela situação de alto risco, a começar pela OS(X) que está com uma dívida de 300 milhões com a espanhola Acciona como mostra a matéria abaixo da Revista Exame que resultou na apreensão de ações. Nisso tudo, o certo é que não haverá num curto espaço de tempo o prometido estaleiro no Porto do Açu. Se Greta Garbo terminou no Irajá, Eike Batista parece ter selado seu destino em São João da Barra!

Pedido de arresto de bens da OSX Leasing inclui ações

O montante arrestado garante integralmente a dívida de R$ 300 milhões da empresa do empresário Eike Batista com a credora

Daniela Amorim, do 

Divulgação

 Superporto de Açu

 Obras em Açu: a Acciona é uma das empresas participantes da construção do porto em São João da Barra

A empreiteira Acciona conseguiu na Justiça holandesa o arresto das ações da OSX Leasing. Embora o pedido feito à justiça não inclua os bens da companhia, o montante arrestado garante integralmente a dívida de R$ 300 milhões da empresa do empresário Eike Batista com a credora, segundo o advogado Leonardo Antonelli, que representa a corporação espanhola.

A Acciona é uma das empresas participantes da construção do Porto do Açú, em São João da Barra, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. A decisão da justiça saiu no fim do ano passado, mas foi mantida em sigilo.

“Conseguimos o arresto das ações da Leasing”, afirmou o advogado ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, em entrevista por e-mail. “Cumprimos dia 31 de dezembro, mas mantivemos o sigilo até o ajuizamento da demanda principal no Brasil”, acrescenta.

Na quinta-feira passada, dia 16, a empreiteira espanhola entrou com uma ação contra a brasileira também no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, requerendo que o saldo da OSX Leasing seja depositado na conta garantia da Acciona.

“A ação cumula o pedido de garantia com perdas e danos”, conta Antonelli, que espera conhecer a decisão da justiça na terça-feira.

O advogado não revela quantas ações da Acciona contra a OSX estão em tramitação no momento, mas lembra que o embate para garantir o pagamento das dívidas da companhia brasileira com a espanhola extrapola fronteiras.

“Nossa estratégia envolve países distintos e estratégias diversas, sendo certo que o efeito surpresa possibilitará atingirmos o objetivo do nosso cliente, motivo pelo qual não podemos revelar aquilo que ainda não é público”, explica ele.

A Acciona foi contratada em 2011 para realizar a engenharia, design e construção dos diques externos do porto de Açu, situado em São João da Barra (RJ). A empresa está no Brasil desde 1996, e participou de outros projetos, como as obras da rodovia federal BR-393 do Rio de Janeiro e o Rodoanel na região metropolitana de São Paulo.

FONTE: http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/pedido-de-arresto-de-bens-da-osx-leasing-inclui-acoes–2

Deixe um comentário