|
Estudantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) estão organizando um ato, no próximo dia 2, em frente ao Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, para pressionar o governador Luiz Fernando Pezão a aprovar a emenda, já votada e aprovada na Alerj, que prevê R$ 2,647 bilhões em orçamento para as universidades estaduais, os cursos de ensino superior da Faetec e da Fundação Cecierj em 2015. A verba é duas vezes maior que a aprovada para este ano.
A manifestação acontecerá em frente ao Palácio das Laranjeiras. Será disponibilizado um ônibus para transportar os alunos. A saída, no dia 2, está marcada para às 9h. A concentração acontecerá em frente ao prédio CCH.
Entre as universidades contempladas pela emenda estão, além da Uenf, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste. No caso da unidade de Campos, o aumento de verba pode vir para atender a necessidades dos estudantes. “A necessidade de aumento do orçamento é real. Temos reivindicações antigas que nunca saíram do papel por falta de dinheiro. O governador sabe das nossas necessidades! Ainda assim, fazemos questão de ir até lá para lembrá-lo. Afinal, sabemos que as mobilizações têm grande força”, disse o diretor do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Uenf, Bráulio Fontes.
Alerj – A emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015, propõe que o governo aplique 6% das receitas tributárias líquidas no Ensino Superior. Em 2014, as universidades fluminenses receberam 2,67% das receitas líquidas do estado.
FONTE: http://www.odiariodecampos.com.br/estudantes-da-uenf-vao-pressionar-pezao-12747.html
http://www.odiariodecampos.com.br/estudantes-da-uenf-vao-pressionar-pezao-12747.html

É uma situação complicada, mas devemos acreditar que Pezão irá aprovar com urgência a emenda, ele fará.
CurtirCurtir
Então vamos esperar para conferir. Eu espero que ele respeite a decisão da ALERJ e libere os 6% do orçamento das universidades. Aliás, o Pezão começaria mandando bem se descontigenciasse o orçamento da UENF que até junho só recebeu 27% do seu orçamento, quando o correto seria 50%. Por causa disso, a UENF está com vários pagamentos atrasados!
CurtirCurtir