Apesar de terem conhecimento (pelo menos deveriam) desde o dia 13 de Janeiro que o (des) governador Pezão havia amputado o orçamento da UENF em quase 40 milhões, os membros da reitoria finalmente vieram à público para reconhecer o óbvio: esses cortes ameaçam a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão (as suas atividades “finalísticas”) no ano de 2015. Em outras palavras, a crise é gravíssima e ameaça o próprio funcionamento da UENF!
Agora, a receita encontrada pela reitoria para combater essa tesourada são mesmo a cara da atual administração da UENF. Em vez de mobilizar a comunidade universitária que é a principal interessada na situação, a reitoria opta por ir de pires na mão procurar os representantes do (des) governo que fizeram os cortes! E, pior, vão procurar um secretário, Gustavo Tutuca, que reconhecidamente aceita o papel subalterno a que a Secretaria de Ciência e Tecnologia foi relegada dentro do (des) governo comandado por Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.
Já a reunião com o Conselho Curador só será útil mesmo para os seus membros, já que cada reunião rende a cada um deles um “generoso” jeton. Além disso, é preciso que se diga que, ao longo dos últimos anos, não se tem conhecimento de qualquer medida adotada por esse colegiado para defender os interesses da UENF e da sua comunidade universitária
Entretanto, essa nota serviu para, pelo menos, tornar pública uma situação que faz tempo já sentíamos na pele, e que tem contribuído para dificultar a realização de tarefas básicas dentro da UENF. Agora, resistência mesmo a esse processo de desmantelamento da universidade criada por Darcy Ribeiro e Leonel Brizola terá de vir da comunidade universitária e da população que é a principal beneficiada com a sua existência em plenas condições de funcionamento. Simples assim!
Nota à Comunidade sobre a Realidade orçamentária da UENF
“A conjuntura orçamentária no Rio de Janeiro e no país neste início de 2015 tem sido motivo de preocupação para todos os setores do Estado. Na UENF, este cenário produziu redução significativa no seu orçamento aprovado na Alerj e sancionado pelo Governador, pela Lei Orçamentária Anual (LOA – 6955 de 13/01/2015).
Esta realidade reduz significativamente o orçamento disponível para custeio das atividades de 2015 e, se mantida, certamente resultará em dificuldades na manutenção das atividades finalísticas da universidade.
A Reitoria está fazendo gestões junto à SECT, SEFAZ e à SEPLAG para reestabelecer a capacidade orçamentária da universidade. Nesta quarta-feira (04) o reitor, Prof. Silvério de Paiva Freitas e o vice-reitor, Prof. Edson Corrêa da Silva se reunirão com o Deputado Gustavo Tutuca, Secretário de Ciência e Tecnologia, para discutir os impactos dos ajustes efetuados no orçamento no andamento das atividades da universidade e solicitar a revisão do contingenciamento e cortes anunciados. Adicionalmente, na segunda-feira (09), o reitor e vice-reitor se reunirão com o Conselho Curador da instituição, que possui membros da SECT, SEFAZ e a SEPLAG, quando será explicitada a realidade orçamentária da instituição.
Reitor”
FONTE: http://www.uenf.br/dic/ascom/2015/02/04/ascom-informa-04-02-15/
