Se os (des) governantes brasileiros quiserem ver o futuro que lhes espera, deveriam começar a olhar para o Paraná

Diz a lenda que todo produto que vai ser lançado no Brasil é testado primeiro no Paraná. Se colocar por lá, é provável que dê certo no resto do Brasil. Como um paranaense que vive apartado das suas terras vermelhas desde os 7 anos de idade, sei que há algo mais no Paraná do que espaço para testar produtos. Lá existe um vulcão social sempre prestes a explodir, pois aquele foi um estado que se formou sob a égide da luta dos camponeses pobres pelo direito à terra e à vida digna. Não é à toa que o Paraná viveu a Guerra do Contestado que poucos ouvem falar, pois é visto com um mal exemplo para as elites sempre acostumadas à espoliação pura e simples.

Se eu sei disso, também o deveria saber o (des) governador Beto Richa, um tucano de fina plumagem, que está enfrentando uma revolta sem precedentes no período pós-ditadura. Richa simplesmente tentou levar na marra um ataque profundo nos direitos trabalhistas e no fundo de pensão dos servidores públicos do Paraná. Ele deve ter pensando que com a maioria mansa da Assembléia Legislativa do Paraná nas mãos, a coisa ia ser mole. Mas Richa e seus deputados da “base muy amiga” acabam de ver que estavam redondamente enganados!

Se uma cena poderia expressar melhor o resultado do barril de pólvora que ameaça explodir sob os pés de Beto Richa, ela vai vai ai logo abaixo. Quem olhar para o camburão (ou seria um tanque de guerra) não imaginaria que ai estão os deputados paranaenses que se dispuseram a enfrentar o levante dos servidores em defesa de seus salários e aposentadorias!

camburão

Tudo isso, aliás, foi em vão. É que os servidores furaram o bloqueio do Pelotão de Choque e impediram a votação na marra. Diante do inevitável, Beto Richa teve que retirar o pacotão de maldades, e agora vai ter que rever como sua estratégia de ataque aos direitos dos servidores paranaenses. 

Mas com certeza, mesmo não tenho nenhuma esperança de que Beto Richa tenha aprendido a lição, é certo que sua voracidade acaba de ser domada pelos servidores que mobilizados e unidos mostraram que irão defender seus direitos.

assembleialotada

E que o que acaba de acontecer no Paraná sirva de lição também aos servidores públicos em outros estados brasileiros. É que como me dizia o meu falecido pai, jacaré parado vira bolsa!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s