Mar volta a avançar no Açu
|
Diversas praias da região Norte Fluminense têm sofrido com a erosão em suas faixas de areia. As águas do mar têm avançado cada vez mais, causando pânico e destruição. E o município de São João da Barra é um dos mais afetados. Além do já conhecido problema na praia de Atafona, as atenções também se voltam para Barra do Açu, onde já podem ser notados rastros de destruição.
No local, a água já atingiu diversos locais. No início do mês passado, o palco montado pela prefeitura para receber shows foi atingido, assim como ruas vizinhas. Na orla da praia, duas barracas chegaram a ser destruídas no ano passado. Até a principal via da praia, a Avenida Atlântica foi tomada pelas águas, quando, na ocasião, também chegou às ruas do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) e de uma escola municipal.
Em imagens divulgadas pelo professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e blogueiro Marcos Pedlowski, em pontos próximos à igreja que existe na Praia do Açu é possível ver uma perda acentuada de areia, haja vista que a rede de distribuição de água da CEDAE está exposta.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São João da Barra, Adriano Martins de Assis, o último avanço foi por conta da maré alta e que a situação está sob controle.
“A equipe da Defesa Civil monitora o local 24 horas por dia. Todo mês temos um fenômeno de maré alta e foi o que aconteceu na praia este mês, não tem nada de anormal e não existe família desabrigada”, afirmou Adriano.
O coordenador disse ainda que um estudo será feito pela prefeitura de SJB e, partir da conclusão, uma das medidas a ser tomadas possivelmente será a construção de um quebra-mar.
O professor Marcos Pedlowski, por sua vez, afirmou que a construção do quebra-mar é fundamental, mas outras medidas devem ser tomadas antes. “Hoje, a praia tem um déficit de areia, então é preciso recompensar isso. Na construção das obras do Porto, existe um canal de navegação onde é jogada a areia em alto mar. Ao em vez de jogar em alto mar, é preciso jogar na faixa de areia. Isso seria uma medida emergencial”, explica o professor.
FONTE: http://www.odiariodecampos.com.br/mar-volta-a-avancar-no-acu-19479.html
