Vozes do Açu: Prumo Logística e sua nova categoria de atingido

Acabo de receber a imagem abaixo e que está colocada na cerca de entrada do Sítio do Birica, propriedade do casal Noêmia Magalhães e Valmir Batista que são dois estertores no processo de resistência às escabrosas desapropriações promovidas pelo (des) governo Sérgio Cabral para beneficiar o grupo econômico do ex-bilionário Eike Batista.

IMG_3667

A colocação dessa faixa na entrada do Sítio do Birica não me supreende. Poucas semanas atrás fui ali participar de um almoço comunitário no local, e pude ouvir a profunda decepção que dona Noêmia dizia estar tendo com a Prumo Logística em função do que ela entendia ser o mesmo padrão de desrespeito aos agricultores do V Distrito que havia durante o curto reinado de Eike Batista.  Na lista de ações que mais causavam essa decepção, a Dona Noêmia colocou a questão do fechamento do acesso aos tanques e bebedouros que causou a perda de um número desconhecido de cabeças bovinas, bem como da persistente falta de pagamento das indenizações devidas a centenas de famílias.  

O interessante é notar que a expectativa inicial era de que com a chegada de um novo operador, o Porto do Açu passaria a trazer alguns dos benefícios que foram prometidos no início de sua instalação. Com a colocação dessa faixa no Sítio do Birica fica claro que os atingidos por esse megaempreendimento acabaram se decepcionando também com a Prumo Logística. Alguém pode culpá-los?

Deixe um comentário