A Agência de Proteção Ambiental dos EUA decidiu restringir fabricação e uso de neonicotinóides

bee-vanish

Após uma longa espera, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA finalmente concordou em restringir a fabricação e uso de agrotóxicos neonicotinóides, e impôs uma moratória na aprovação de novos produtos dessa classe de inseticidas (Aqui! e Aqui!). Os neonicotinóides têm sido associados a mortes de abelhas, e restrições  ao  seu uso já tinham sido estabelecidas anteriormente pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem (FWS) , embora o FWS ainda tenha que fazer valer o seu novo conjunto de regras.

O estado do Oregon proibiu o uso de neonicotinóides em terras públicas, e em 2013 a União Europeia emitiu uma moratória temporária sobre o uso desses produtos até que mais pesquisas sobre os efeitos ambientais dos agrotóxicos possam ser realizados. 

Essa decisão da EPA ocorre após a publicação de um artigo por pesquisadores da Harvard University que demonstrou que o uso dos neonicotinóides é o principal fator responsável pela ocorrência cada vez mais comum do conhecido “Distúrbio do Colapso das Colônias” (CCD) (Aqui!). De acordo com o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, CCD é uma síndrome misteriosa em que uma colmeia de abelhas é encontrada sem abelhas adultas ou corpos de abelhas adultas, mas com as abelhas jovens, uma rainha viva e mel ainda em seu interior.

Enquanto isso no Brasil, o uso de neonicotinóides continua em evolução, sem que medidas cautelares como as sendo adotadas pela EPA estadunidense estejam sendo sequer cogitadas. Esse é mais um caso do algo que não é bom para os agricultores estadunidense, acaba sendo empurrado para dentro do Brasil. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s