Estripulia à vista! Reitoria da UENF tenta aprovar nas férias a assimilação do Colégio Agrícola Antonio Sarlo

pezão silvério

Não estivesse a  Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) afundada numa grave crise financeira, certas ações alopradas da sua reitoria até poderiam ser consideradas simplesmente como apenas mais uma pedra na longa estrada de desatinos que hoje causam graves prejuízos ao funcionamento administrativo, acadêmico e cientifico da universidade idealizada por Darcy Ribeiro.

No entanto, o fato  é que a UENF hoje mal tem recursos para continuar com as portas abertas e com serviços de eletricidade e água sendo disponibilizadas para a comunidade universitária poder exercer suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.  Essa situação é de conhecimento  público dentro da UENF, especialmente para centenas de estudantes que ainda não viram a cor do dinheiro referente ao pagamento das bolsas acadêmicas relativas aos meses de fevereiro, março e abril de 2015!

Mas se alguém achava que  esta grave crise financeira impediria a reitoria de tentar novas estripulias, pense de novo! É que na última reunião do Conselho Universitário realizada no período de recesso acadêmico foi apresentada a proposta de assimilação do Colégio Agrícola Antonio Sarlo que, curiosamente, era o 13º.  ponto da pauta! Em suma, com poucos conselheiros  na reunião e muitos suplentes presentes!

E se não fosse pela insistência de uma conselheira, a proposta teria sido aprovada sem o necessário quórum qualificado e, mais, sem que se tenha qualquer garantia por parte do (des) governo Pezão de que uma verba específica seria incluída no orçamento da UENF para custear anualmente o funcionamento de uma estrutura que, até os pés de maracujá mais inocentes sabem, demandará altos investimentos para simplesmente não desabar.  É que, como sempre, para atender às vontades do (des) governo do Rio de Janeiro, a reitoria  não hesita em tripudiar sobre o Estatuto e o Regimento da UENF.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: a quem realmente interessa a assimilação do Colégio Antonio Sarlo pela UENF? Essa pode ser uma das questões que poderão ser respondidas pelos eventuais candidatos a reitor na eleição que foi marcada nessa reunião do Conselho Universitário. A ver!

Deixe um comentário