Ao longo dos últimos anos tenho visto uma sucessão de políticos do município de São João da Barra adentrando o canteiro de obras do Porto do Açu, onde são devidamente paramentados com vistosos coletes esverdeados. É que o basta para que declarações para lá de otimistas sejam emitidas, normalmente ao arrepio das evidências empíricas. Esse parece também ser o caso do jovem deputado estadual Bruno Dauaire (PR) como mostra a matéria abaixo publicada no jornal “O DIÁRIO”.
Uma das atribuídas ao deputado Dauaire é a seguinte:
” O porto está funcionando, operando a todo vapor, mas é preciso que se estabeleça uma correlação de forças com a população local, inclusive ajudando a qualificar a mão de obra.“
Se o deputado estivesse lendo, por exemplo, o blog do professor Roberto Moraes saberia que não apenas o porto não está “funcionando a todo vapor” (Aqui!), mas como uma das suas principais âncoras que é o minério de ferro está afundada em problemas, com a possibilidade crescente de que a gigante sul africana Anglo American caia fora do empreendimento para minimizar suas perdas bilionárias com um negócio que começou mal, continuou pior, e hoje parece atingir a camada pré-sal das notícias ruins .
Enquanto isso, as mazelas sociais e ambientais causadas pela implantação do Porto do Açu continuam se avolumando, sem que haja qualquer visita de deputados aos locais que tiveram suas águas salinizadas ou aos agricultores que tiveram suas terras desapropriadas e que até hoje seguem sem as devidas reparações conforme o estabelecido pelo Artigo 265 da Constituição fluminense. Eu diria que as mazelas, essa sim, estão crescendo a todo vapor. E só não vê, quem não visita. Aliás, para mediar conflitos há que se ver todos os lados, e começar pelo empreendedor é um começo, como diriam os jovens, sinistro! Simples assim!
Bruno Dauaire visita Porto do Açu
|
O deputado estadual Bruno Dauaire (PR), presidente da comissão especial criada na Alerj para mediar os conflitos do Porto do Açu, visitou o empreendimento na última segunda-feira e presenciou o embarque de minério de ferro para a Ásia.
Ele foi recebido por diretores da Prumo e questionou a empresa sobre projetos para absorção de mão de obra local, incentivo ao comércio do município e valorização das vocações tradicionais, como a agricultura. As solicitações vão ser encaminhadas por ofício pela comissão
– Apesar do cenário nacional e regional de crise econômica, a impressão passada pelos diretores e técnicos da Prumo é que o porto é uma alternativa ao momento de dificuldade. O porto está funcionando, operando a todo vapor, mas é preciso que se estabeleça uma correlação de forças com a população local, inclusive ajudando a qualificar a mão de obra. Esta é a grande preocupação da comissão – disse Bruno. O deputado ouviu dos diretores da empresa que foi formado um comitê para cadastro dos fornecedores locais e quer acompanhar todo o processo, que visa valorizar as empresas locais
– É uma boa notícia que haja essa preocupação da Prumo com São João da Barra e região Mas vamos acompanhar. Precisamos da participação dos empresários, do parlamento e do governo local e da população – destacou Bruno Dauaire.
FONTE: http://www.odiariodecampos.com.br/bruno-dauaire-visita-porto-do-acu-21203.html


Pingback: Minha reção às críticas do deputado Bruno Dauaire: cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém | Blog do Pedlowski