Alexis Tsipras: FMI tem responsabilidade criminal sobre crise econômica grega

tsipras

Enquanto o governo de Dilma Rousseff continua estendendo o tapete vermelho para as medidas neoliberais ditadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras partiu definitivamente para o ataque contra a agência multilateral que comanda as finanças dos Estado-Nação em escala mundial (Aqui!).  

Em pronunciamento feito no dia de hoje ao parlamento grego, Tsipras afirmou que o FMI tem uma responsabilidade criminal sobre a crise da dívida grega, e que a União Européia deveria analisar as responsabilidades do fundo neste processo. Além disso, Tsipras afirmou que as medidas que o FMI visa impor à Grécia são parte de um plano político para humilhar o povo grego que já sofreu o suficiente nos últimos cinco anos de implementação da dura agenda neoliberal imposta pela troika. Em síntese, Tsipras afirmou que é chegada a hora das ações do FMI serem julgadas publicamente pela Europa.

Pode até ser que no final, Tsipras e o Syriza acabem aceitando algum tipo de acordo imposto pelo FMI para evitar a insolvência financeira da Grécia. Entretanto, este pronunciamento pelo menos mostra que já é passado o tempo, ao menos na Grécia, de que as imposições do FMI são tomadas de forma natural. Melhor para os gregos

Por último, o que mais me impressiona nisso tudo é a docilidade do governo Dilma Rousseff às determinações do ministro/banqueiro Joaquim Levy e sua ação preferencial pelos banqueiros. Mas será que eu ainda deveria me impressionar com alguma coisa feita por Dilma e o neoPT?

Um comentário sobre “Alexis Tsipras: FMI tem responsabilidade criminal sobre crise econômica grega

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s