Em entrevista concedida á Globo News, a professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Juçara Brittes, deu detalhes sobre a situação de caos ambiental que cerca a região de Mariana por causa da atuação praticamente descontrolada das empresas de mineração.
Segundo o que disse Juçara Brittes, a conservação ambiental se dá basicamente na área histórica de Mariana, enquanto no resto do município a atuação das empresas de mineração se dá praticamente de forma secreta, já que nada se sabe sobre o que acontece dentro das minas.
Além da tragédia humana que não para de crescer já que se estima que até 45 pessoas podem ter morrido, Juçara Brittes informou que a cidade de Mariana se ecnontra sem abastecimento de água, podendo este fato estar ligado também ao incidente que ocorreu na mina da Mineradora Samarco.
O que mais salta aos olhos neste caso é a combinação de ação praticamente desregulada do setor da mineração, o que favorece a que este tipo de incidente se torne rotineiro em Minas Gerais, já que não faz muito tempo um incidente semelhante ocorreu em Itabirito. Resta saber agora como vão se comportar os governantes e, especialmente, a população mineira. É que se nada for feito, novas tragédias deverão ocorrer cedo ou tarde.

Oi colega. por me citar. abraço
Juçara
CurtirCurtir
Juçara, não foi nada. Tive a oportunidade de te enviar ouvir naquele dia e tentei fazer a melhor transcrição que pude do seu depoimento.
CurtirCurtir