Dia Mundial do Ambiente marca 7 mêses de impunidade do TsuLama da Samarco

mariana

Ainda que este ano a data tenha passado razoavelmente ignorada no Brasil que agora tem como seu ministro do Meio Ambiente, o ilustríssimo Zequinha Sarney, este dia 5 de Junho serve para marcar sete mêses de completa impunidade para os responsáveis pelo maior desastre da mineração mundial nos últimos 300 anos.

Isso mesmo, em que pese a dimensão da tragédia social e ambiental que a irresponsabilidade corporativa das mineradoras Vale e BHP Billiton que são as donas da Mineradora Samarco, até hoje ninguém foi preso e o pagamento das multas continua sendo olimpicamente protelado, graças ao uso de ferramentas burocráticas. Em suma, o Dia Mundial do Ambiente de 2016 é o suprassumo da impunidade corporativa.

Aos que foram diretamente atingidos pelo TsuLama, essa impunidade toda é certamente revoltante.  Entretanto, todo cidadão preocupado com o futuro deveria olhar para o caso do TsuLama da Samarco com forte preocupação, visto que o que está sendo articulado no Congresso Nacional e impulsionado pelo governo interino de Michel Temer é um afrouxamento ainda mais profundo das tímidas redes de proteção que foram criadas nos últimos 50 anos.

Que pelo menos para nos lembrar da gravidade do momento este 5 de junho possa ter servido. Do contrário, outras Marianas virão.

Deixe um comentário