São Mateus e a luta pelo direito à água potável

Ainda em São Mateus (ES) continuo acompanhando as tensões que cercam a situação de virtual colapso hídrico que está ocorrendo no município. Também estou podendo acompanhar a disposição da população em exigir da Prefeitura Municipal que haja o fornecimento de água em condições de consumo.

Duas demonstrações disso vão logo abaixo. A primeira é a capa da edição desta terça-feira de um jornal local, o Tribuna do Cricaré, que noticia a realização de um manifestação pública (o “Grito pela Água”) exigindo o fornecimento de água de qualidade após a cidade de São Mateus ficar exatos 59 dias sem água potável nas torneiras.

tribuna

A segunda demonstração é a convocação que está circulando nas redes sociais para a referida manifestação e que é assinada pela Frente Brasil Popular e pelo  Sindicato dos Trabalhadores em Àgua, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo

grito

Eu particularmente continuo achando a situação que está acontecendo em São Mateus algo para lá de estranho, já que a empresa municipal responsável pelo fornecimento de água e esgoto está declaradamente, e com autorização judicial, entregando água salinizada para a população. Se isso não for estranho, eu não sei o que seria. Afinal, por onde anda o chamado princípio da precaução? É que está mais do que provada de que a ingestão de água salinizada tem efeitos totalmente negativos sobre a saúde humana.

Um pensamento sobre “São Mateus e a luta pelo direito à água potável

  1. […] Depois de ter ido ao norte do Espírito Santo  em meados de junho, onde pude ver de perto a situação dramática em que se encontra a população da cidade de São Mateus que está sendo abastecido com água salinizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), escrevi várias postagens sobre o problema (Aqui!, Aqui!, Aqui! e Aqui!). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s