Com Cavendish e a Delta na mira da PF, o fio da meada da crise no RJ fica mais próximo

cabral cavendish

A mídia corporativa está noticiando hoje o pedido de prisão de Fernando Cavendish da Delta Construções S/A, um dos grandes amigos do ex( des) governador Sérgio Cabral (Aqui!Aqui! e Aqui!).

A Delta Construções de Cavendish teve no período de 2007 a 2012, 96,3% do seu faturamento ligada a verbas públicas, e agora a Polícia Federal alega que em troca disso, a empresa operava um sistema milionário de propinas (ver gráfico abaixo).

delta

Fonte: O Globo

A questão para mim é porque se demorou tanto a se chegar em Fernando Cavendish e as operações para lá de questionáveis que envolveram a Delta Construções. 

De toda forma, desconfio que na ausência da prisão de Cavendish que aparentemente não se encontra no Brasil, uma pessoa realmente preocupada com a operação de nome sugestivo da PF (i.e.,  Operação Saqueador) é o ex (des) governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

É que durante boa parte do primeiro mandato de Sérgio Cabral não apenas a Delta foi fartamente com obras públicas no território fluminense, mas como também ficou mais do que explícita a relação pessoal entre o então (des) governador e Cavendish. Esta proximidade ficou especialmente evidente na queda do helicóptero no sul da Bahia em que morreu a esposa do dono da Delta e da namorada do filho de Sérgio Cabral, o atual secretário estadual de Esportes, Marco Antonio Cabral (Aqui!).

Agora com a inclusão da Delta Construções na Operação Saqueador, talvez haja um avanço sobre os mega pacotes de obras públicas que a empresa operou no Rio de Janeiro. A ver!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s