O jornalista Marcelo Auler publicou ontem em seu blog outra ampla matéria intitulada ” O dilema mineiro: mineração ou preservação” acerca do conflito socioambiental em curso no distrito de Belisário em função das tensões resultantes da ameaça de morte realizada contra o Frei Gilberto Teixeira por sua militância contra a mineração de bauxita naquela porção de alto interesse ecológico da Zona da Mata Mineira (Aqui!).
Produzida a partir de uma investigação que incorporou a visão dos diferentes atores envolvidos no conflito em curso em Belisário, a matéria contrapõe as diferentes visões que estão presentes neste caso, e vale a pena ser lida.
Eu fiquei particularmente cético em relação aos propalados programas de recuperação ambiental implantados pela Companhia Brasileira de Alumínio nas terras que arrenda para realizar a extração da bauxita. O meu ceticismo se baseia na minha experiência pessoal na área de implantação de sistemas agroflorestais em áreas degradadas na Amazônia ocidental. É que pude verificar “in loco” que sem o apoio maciço do Estado e da iniciativa privada, não há menor chance de haver sucesso em médio e longo prazo para a agricultura familiar.
De toda forma, essa é mais uma matéria que explicita as tensões presentes em Belisário, além de ter o mérito de colocar o problema numa escala que extrapola o conflito e os atores locais.
Pingback: Processo judicial movido contra o blog por postagens sobre o conflito da mineração em Belisário não prospera | Blog do Pedlowski