Conflito da mineração em Belisário: Fernando Gabeira vai à região para gravar programa

A ameaça de morte realizada contra o Frei Gilberto Teixeira que foi noticiada neste blog no dia 20 de Fevereiro continua atraindo jornalistas interessados em saber mais sobre as causas do conflito em curso na região de entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB). 

Agora, como mostra o blog do jornalista Silvan Alves, que é natural do Distrito de Belisário, foi a vez do jornalista Fernando Gabeira ir ver de perto a situação e gravar um episódio do seu programa que vai ao ar na Globo News. Abaixo um vídeo em que Fernando Gabeira explica porque foi a Belisário.

É como já afirmei antes. Se a intenção de quem ordenou a ameaça de morte ao Frei Gilberto era coagir e retirá-lo da luta contra a expansão da mineração de bauxita na região de Belisário, essa ação se reverteu num verdadeiro tiro pela culatra. 

O fato é que gostando-se ou não das opiniões e alinhamentos políticos de Fernando Gabeira, o seu programa possui um alcance que vai muito além das matas e riachos de Belisário e, muito provavelmente, criará ainda mais embaraços para quem pretendia remover o Frei Gilberto de cena.

Fernando Gabeira Veio A Belisário Gravar Documentário Da Globo News Sobre O Frei Que Recebeu Ameaça

gabeira

O jornalista Fernando Gabeira esteve no distrito de Belisário (pertencente ao município de Muriaé-MG, distante da sede 34 Km) gravando seu documentário que será exibido na Globo News em breve. No seu programa semanal o jornalista, que observa acontecimentos interessantes pelo Brasil, vai às ruas registrar e acompanhar as discussões, os fatos e como se refletem no cotidiano.

Em Belisário sua abordagem não foi diferente, fez uma visita ao Frei Gilberto, vítima recentemente de ameaça de morte por lutar pelas causas ambientais e se posicionar contra a chegada da mineração naquela região do entorno do Parque da Serra do Brigadeiro (onde também está localizado o Pico do Itajuru). 

Gabeira fez visitas e conversou com prós e contras a mineração; vai passar por Muriaé, onde entrevista o prefeito e vai a Itamarati de Minas e Cataguases ver de perto a área onde é feita a mineração de bauxita, bem como também ouvir as partes envolvidas, inclusive prefeitos. Ainda no distrito, Gabeira almoçou com o Frei Gilberto aquela comida típica mineira preparada por dona Penha, e nossa reportagem também foi convidada.

Fernando Gabeira, 76 anos, nascido em Juiz de Fora-MG, é jornalista, escritor e político (foi deputado por quatro mandatos consecutivos pelo PV do Rio de Janeiro de 1995 a 2011. 

O programa deve ir ao ar em breve, no máximo dentro de 15 dias.

FONTE: http://silvanalves.com.br/site/03/2017/fernando-gabeira-grava-documentario-da-globo-news-no-distrito-de-belisario-sobre-o-frei-que-recebeu-ameaca/

Um pensamento sobre “Conflito da mineração em Belisário: Fernando Gabeira vai à região para gravar programa

  1. […] Depois disso, ainda voltei a tratar dos desdobramentos da ameaça realizada contra o Frei Gilberto Teixeira em diversas postagens (Aqui!, Aqui!, Aqui! e Aqui!). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s