Números dos gastos dos três poderes mostram que a crise no RJ é altamente seletiva

descontrole dos gastos públicos

Apesar de conter problemas comuns nas matérias produzidas pela mídia corporativa,  as jornalistas Carina Bacelar e Selma Schmdit no artigo intitulado “A tesoura passou longe” (Aqui!) nos brindam com números esclarecedores sobre o padrão de gastos pelos poderes executivo, legislativo e judiciário no Rio de Janeiro, os quais têm o dom de revelar a natureza seletiva da crise que nos assola (ver figura abaixo).

IMG-20170625-WA0011

O que fica evidente é que o único poder onde houve uma redução nos gastos foi o executivo, sendo que na Assembleia Legislativo as despesas com investimentos cresceram 358% e no Tribunal de Contas o crescimento notável foi nas despesas de custeio que tiveram uma elevação de 301% no período de 2014 a 2016.

tesoura

Os dados sobre o crescimento dos gastos do judiciário e do legislativo  explciamduas coisas  que clamavam por algum tipo de resposta. A primeira é a forma omissa com que tem sido tratada a situação desesperadora em que se encontram mais de 200 mil servidores do executivo que foram selecionados para sofrer o peso da crise. É que quem está podendo gastar muito mais, não vai se indispor por quem está sem salários ou aposentadorias. A segunda coisa se refere ao fato que sempre notei aqui neste blog: se há uma crise, ela possui um caráter altamente seletivo. E o que vimos nesta matéria é a concentração da crise  nas costas em uma parcela dos servidores do executivo.

A pergunta que se coloca para os sindicatos que dizem representar os servidores do executivo é a seguinte: até quando vamos ficar aceitando a ladainha de que não há recursos para pagar os servidores do executivo? Afinal, o que esta matéria mostra que dinheiro há, mas falta vontade de tratar de forma decente os que vêm sendo humilhados em nome de uma crise que só atinge uma parte do conjunto dos servidores. 

 

 

Um pensamento sobre “Números dos gastos dos três poderes mostram que a crise no RJ é altamente seletiva

  1. sandra disse:

    e eu precisando de cartucho de tinta pra poder trabalhar….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s