A bancada governista do (des) governo Pezão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro tem em suas fileiras três deputados que forem eleitos com votos da nossa região (Geraldo Pudim, Gil Vianna e João Peixoto). A fidelidade deles é das mais altas até mesmo dentro da base do (des) governo, pois os mesmos têm votado consistentemente em tudo o que o (des) governador Pezão envia para ser aprovado.

Exemplos disso são a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), o aumento da contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%. Ainda nesta semana, os três deputados votaram a votar da manutenção dos chamados supersalários para os (des) secretários do (des) governo Pezão que estão recebendo valores bem acima do teto constitucional. Em outras palavras: para os servidores, calote e descontos maiores, para os (des) secretários, salários nababescos!

Pois bem, estes três deputados estão anunciando uma visita ao campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para a próxima segunda-feira (04/09). Dada o recorde desses membros fiéis da bancada governista, fico me perguntando sobre qual seria a real intenções deles, e a palavra “palanque” me vem imediatamente à cabeça. É que sendo sabedores da crise que o (des) governo Pezão vem impondo à Uenf, nunca houve por parte deles qualquer medida no sentido de buscar uma audiência conjunta que tivesse como finalidade encerrar o vergonhoso bloqueio financeiro que está asfixiando e colocando risco a universidade.
A sorte deles é que a comunidade universitária da Uenf é extremamente pacífica e normalmente não cria embaraços durante visitas oficiais como a deles. Se fosse em qualquer outro campus universitário, talvez eles não pudessem sequer pensar em fazer esse tipo de visita. Mas uma coisa é certa: se estão pensando em usar a Uenf como palanque, que pensem duas vezes.