Um grupo de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras (UFRJ, UENF, Instituto Butantan, Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto e da Secretaria de Saúde de Campina Grande) acaba de publicar um artigo na revista “Frontiers in Microbiology” sob o título “Occurrence of Harmful Cyanobacteria in Drinking Water from a Severely Drought-Impacted Semi-arid Region“.
Neste trabalho são apresentados os resultados de um estudo realizado para investigar a qualidade da água de vários reservatórios de água usada para consumo pela população da região metropolitana de Campina Grande (PB). O trabalho traz algumas descobertas importantes acerca da proliferação de cianobacterias potencialmente tóxicas e, por isto, nocivas à saúde humana nos reservatórios estudados.
Para chegar a estes resultados, o grupo de pesquisadores utilizou uma ampla gama de metodologias que incluiu metagenômica, quantificação de abundância microbiana, Teste ELISA para três cianotoxinas (microcistina, nodularinas e cilíndrospermopsina) e ainda testes ecotoxicológicos in vitru com embriões de peixe zebra.
A análise de citometria mostrou alta abundância de cianobactérias, enquanto a metagenômica identificou uma média de 10,6% das seqüências cianobacterianas, e ainda demonstrou a presença de genes de codificação de microcystis, cilíndrospermose e toxina em todas as lagoas estudadas. Além disso, os embriões de peixes-zebra apresentaram alta mortalidade e diferentes malformações, o que foi atribuído à presença das cianobactérias identificadas.
Este estudo é importante na medida visto que há um histórico de escassez de água na região Nordeste, o que vem a se somar com o processo de contaminação das fontes de água existentes, especificamente por cianobactérias. Mas o alcance do estudo vai além, na medida em que a maioria das cidades brasileiras ainda não oferecem água potável tratada em condições adequadas para toda sua população, obrigando especialmente os segmentos mais pobres a lançarem de outras fontes, muitas delas com potencial para apresentar o mesmo tipo de contaminação por cianobactérias.
Quem desejar em baixar o artigo, basta clicar [Aqui!]
Pingback: Boletim de Notícias: Maia é desmentido sobre ‘acordo’ no licenciamento ambiental | Direto da Ciência