Líder comunitário que denunciava Norsk Hydro é assassinado no Pará

barcarena hydro

Paulo Sérgio Almeida Nascimento, um dos líderes da Associação dos Caboclos, indígenas e Quilombolas da Amazônia (CAINQUIAMA), foi assassinado no dia de ontem (12/03), mesmo após ter pedido proteção por sua vida ao governo do Pará.  Paulo Nascimento vinha denunciando desde 2017 as possíveis ilegalidades que cercavam as atividades da mineradora norueguesa Norsk Hydro no Pará [1]

liderança assassinada

Ainda que seja um caso único no extermínio de lideranças que entram em embate com os interesses de grandes empresas e latifundiários na Amazônia, o assassinato de Paulo Nascimento ganha uma distinção macabra pelo fato de que o governo do Pará ter sido formalmente avisado das diversas de morte que ele sofria por suas denúncias, sem que nada tenha sido feito para evitar a sua morte, especialmente porque os eventuais assassinos possam ser policiais militares (ver ofício abaixo datado de 19 de janeiro de 2018).

Ainda que não possam parecer conectadas, as situações ligando mineradoras à incidentes ambientais e assassinatos de lideranças comunitárias estão ganhando proporções de epidemia no Brasil. E, friso, justamente num momento em que o governo “de facto” de Michel Temer está trabalhando de forma diligente para acabar com o licenciamento ambiental no Brasil, visando principalmente a agilizar as atividades de grandes mineradoras internacionais.

Agora, no caso específico do assassinato de Paulo Nascimento, gostaria de ver o que tem a declarar o governo da Noruega sobre o caso envolvendo uma empresa onde detém grande parte do capital acionário. É que do governo brasileiro, especialmente do governador do Pará, sabe-se que nada de bom pode ser esperado. Mas uma coisa é certa, com a morte de Paulo Nascimento há mais do que alumínio no vermelho da bauxita da Norsk Hydro.


[1] http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-492996-.html

Um pensamento sobre “Líder comunitário que denunciava Norsk Hydro é assassinado no Pará

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s