Troubles in paradise: EUA vivem epidemia de ataques em locais de trabalho

Para quem acha que a forma de organizar a vida dos trabalhadores e seus salários vigente nos EUA é o modelo a ser adotado no Brasil deveria ficar atento ao fato que apenas nesta última semana ocorreram, pelo menos, cinco incidentes envolvendo assassinatos e ferimentos graves realizados por pessoas nos seus locais de trabalho ou em estabelecimentos públicos.

O último incidente ocorreu em uma creche na cidade de Nova York onde dois pais e três bebês foram esfaqueados por uma funcionária do estabelecimento [1].  Mas ainda ontem (20/09), uma empregada da rede de farmácias Rite Aid matou três colegas de trabalho usando uma pistola Glock 9mm, antes de tirar a própria vida num centro de distribuição localizado na cidade de Aberdeen, condado de Hartford no estado de Maryland [2].

O ataque em Aberdeen, a pouco menos de 50 km a nordeste de Baltimore, seguiu dois tiroteios no local de trabalho que ocorreram na quarta-feira (19/09). Um homem abriu fogo contra a empresa de software onde trabalhava em Middleton, Wisconsin, ferindo várias pessoas antes de ser morto pela polícia [3]. Mais tarde naquele mesmo dia, outro homem entrou em um prédio municipal ao sul de Pittsburgh e atirou em quatro pessoas antes de se matar [4].

O fato é que a ampla desregulamentação dos direitos dos trabalhadores e a imposição de fortes cargas de trabalho com baixa remuneração estão gerando uma epidemia deste tipo de incidente em todo os estados que compõe os EUA .  Um dos elementos que certamente agravam isso é o fácil acesso a todo tipo de armamento de forma legal, inclusive rifles de assalto.

Imaginemos o que pode acontecer no Brasil se o próximo presidente da república for um defensor das medidas ultraneoliberais e do fácil acesso à armas como ocorre nos EUA.  Com toda certeza, deveremos assistir a muitos casos semelhantes aos que hoje ocorrerem na Meca do capitalismo desregulado.

 


[1] https://www.news.com.au/world/north-america/babies-stabbed-by-crazed-knife-attacker-in-new-york-city/news-story/7465693482e41e34b3e03ebf8eb14a2e

[2] https://www.nytimes.com/2018/09/20/us/maryland-shooting-aberdeen.html

[3] https://apnews.com/fa51a13022b348e680c89e0a0b0b7ed3

[4] https://www.nytimes.com/2018/09/19/us/masontown-shooting-judges-office.html

2 pensamentos sobre “Troubles in paradise: EUA vivem epidemia de ataques em locais de trabalho

  1. Paulo Brites disse:

    Aqui no Rio, pelo menos, armas de todos os calibres já estão liberadas “de facto” há muito tempo….inclusive de “uso exclusivo do EB”….

  2. Marco Oliveira disse:

    Você falou 5 eventos em uma semana?
    Então os EUA é um paraíso.
    Rapaz…vou mencionar só um tipo de violência, assalto a estabelecimento do tipo posto de combustível, 5 assaltos, deste tipo, ocorrem é a cada uma hora no Brasil

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s