Mercados financeiros mundiais em condição de tumulto pleno são prenúncio de recessão mundial

stock plunge

Alguns dos principais veículos da mídia internacional estão noticiando a situação de tumulto que envolveu o mercado mundial de ações nos últimos dias, tornando 2018 um péssimo ano para este tipo de investimento financeiro  [1].  Há que se frisar que este dezembro teve o pior desempenho para o último mês do ano desde a grande depressão de 1929!

Este slideshow necessita de JavaScript.

A condição de “bear market”(uma situação em que o pessimismo dos investidos causa quedas acima de 20% nos valores das ações) se aprofundou no dia de hoje, apesar dos fortes ganhos que ocorreram ontem (26/12). Segundo a Bloomberg, este “bear market” é o mais longo dos últimos 10 anos[2].

Em outro artigo, a Bloomberg informou que o Banco Central Europeu (BCE) espera que a economia global cresça menos em 2019 em função do aumento do protecionismo que deverá restringir o crescimento do comércio [3].

Por sua vez, a Financial Times informou hoje que investidores estão sendo informados para que se preparem para mais turbulências e que devem entender que as turbulências que marcaram 2018 não foram uma aberração (em outras palavras, mais turbulências deverão ocorrer nos mercados mundiais de ações).

Todo esse tumulto e expectativas negativas indicam que a situação de recessão que o Fundo Monetário Internacional já previu está mais próxima do que distante de se informar. Se isso ocorrer, não seria surpresa se grandes companhias que hoje perderamfortunas nas bolsas (a começar pela gigante General Electric) entrem em territórios ainda mais instáveis em 2019 [4].


[1] https://edition.cnn.com/2018/12/27/investing/dow-stock-market-today/index.html

[2] https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-12-27/euro-stoxx-50-enters-bear-market-as-year-end-rally-hope-vanishes?srnd=premium-europe

[3] https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-12-27/ecb-says-trade-protectionism-will-crimp-global-growth-next-year?srnd=premium-europe

[4] https://www.cbc.ca/news/thenational/national-today-newsletter-imf-warns-kevin-hart-grow-light-1.4939070

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s