ThyssenKrupp sob pressão na Alemanha por causa do Tsulama da Vale em Brumadinho

tk1

Os dirigentes do Grupo Thyssenkrupp estão sendo pressionados por membros da organização “guarda chuva” “Dachverband der Kritischen Aktionärinnen und Aktionäre e.V.” (Associação dos Acionistas Críticos- ACC) para responderem sobre o papel que a empresa teve na construção da barragem que rompeu na mina do Córrego do Feijão em Brumadinho (MG).  É que, segundo a ACC, a barragem que rompeu causando o Tsulama da Vale em Brumadinho foi  construída pela Mineração Ferteco e pertencia ao Grupo  ThyssenKrupp até o ano de 2001.

tk

Em seu site oficial, a ACC afirma esperar que a “Thyssenkrupp coopere totalmente para esclarecer as causas da falha da barragem.  Além disso, deve ser verificado se a empresa “tem vindo a trabalhar na construção e manutenção, em seguida, limpa, diz Tilman Massa, da Associação de Acionistas Críticos. Este posicionamento da ACC foi apresentado na assembleia anual de acionistas da ThyssenKrupp que começou no último sábado (02/02) em Bochum na Alemanha. 

tk2

Como se vê, as interligações existentes entre grandes corporações do setor da produção de minério e do aço são muito fortes. Entretanto, o que esse posicionamento da ACC, em face da necessidade da Thyssenkrupp esclarecer suas responsabilidades, mostra é que o Brasil ainda está engatinhando na organização de mecanismos de pressão sobre essas empresas. 

Mas ainda bem que nos países em que há mais organização para pressionar as corporações e cobrar as suas responsabilidades, o caso do Tsulama da Vale em Brumadinho está sendo pautado. Sem isso, temo que mais este mar de lama fosse jogado para debaixo do imenso tapete onde se encontram tantos outros casos, a começar pelo Tsulama da Mineradora Samarco (Vale+BHP) em Mariana.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s