
O vídeo abaixo foi feito pela jornalista Fernanda Athas, em trecho da estrada entre Corumbá e Miranda no estado do Mato Grosso do Sul. A jornalista relata a presença de “muitos animais mortos na estrada”, os quais pereceram tentando fugir do fogo.
A consequência desses incêndios na região do Pantanal sul matogrossense poderá ser especialmente grave para a sustentabilidade dos recursos hídricos em outras regiões do Brasil, na medida em que aquela área contém 65% do estoque hídrico total daquela imensa região alagada. É importante frisar que no Pantanal são originadas originam bacias hidrográficas, incluindo a do Rio Paraguai.
De toda forma, o alcance e a intensidade do ciclo de queimadas de 2019 poderá agravar sensivelmente processos de degradação que já estavam em curso na região do Pantanal, especialmente porque neste momento não há uma ação governamental no sentido de coibir a prática de atividades que resultaram no desastre ambiental e social que é mostrado no vídeo da jornalista Fernanda Athas.