Os panelaços voltaram… o alvo agora é Jair Bolsonaro

Há alguns dias acompanho a movimentação nas redes sociais em prol da realização de um panelaço neste dia 18 de março a partir das 20:30 (ver um dos cartazes de convocação abaixo).

wp-1584497295053.jpg

Mas eis que na noite desta 3a. feira, 24 horas antes do protesto que está sendo convocado nas redes sociais, as principais capitais brasileiras (principalmente em suas áreas mais ricas) eclodiram um estridente panelaço, do mesmo tipo daqueles que ocorreram durante a campanha em prol do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (ver abaixo vídeo mostrando este protesto no bairro de Vila Madalena na cidade de São Paulo).

Ainda que seja precoce dizer qualquer coisa sobre a capilaridade da revolta que aparece nas áreas ocupadas pelas classes médias e altas nos setores mais pobres da população, o certo é que se o governo Bolsonaro fosse um barco, o melhor nome para ele seria “Titanic”, e o que estamos vendo hoje é apenas a ponta de um gigantesco iceberg.

Como amanhã há outro protesto marcado e com as mesmas características do que aconteceu espontaneamente na noite de hoje. Vamos conferir se a toada será a mesma ou não. Se for, poderemos afirmar coisas mais concretas.

Incrivelmente, a degradação do suporte político ao governo Bolsonaro não parece vir de nenhuma ação coordenada da chamada esquerda institucional, e sim da sequência de manifestações irresponsáveis do próprio presidente Jair Bolsonaro (incluindo as feitas sobre a pandemia do coronavírus) e sua trupe de ministros sinistros. A noite deverá ser tensa no Palácio do Planalto. Essa esquerda deve estar tão surpresa quanto os bolcheviques quando entraram no Palácio de Inverno do Czar em São Petersburgo.  E não ficarei surpreso se dentro do que se chama de “esquerda” vierem pedidos de respeito à institucionalidade. A ver!

Um pensamento sobre “Os panelaços voltaram… o alvo agora é Jair Bolsonaro

  1. […] via Os panelaços voltaram… o alvo agora é Jair Bolsonaro — Blog do Pedlowski […]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s