Santa Catarina deu o pontapé para virar o novo epicentro da pandemia da COVID-19 no Brasil

Qualquer semelhança com o naufrágio do Titanic não será coincidência

SANTA

A reabertura do comércio (shoppings centers inclusos) em Santa Catarina está gerando a afluência de pessoas de todas as faixas etárias (como mostra o vídeo abaixo mostrando a abertura de um shopping na cidade de Blumenau) que saem à procura de sabe-se lá o que para comprar, levando idosos e crianças a uma mistura nada recomendável para um período de pandemia em progressão.

Dado tudo o que eu já estudei sobre as formas de disseminação do coronavírus, especialmente em áreas de aglomeração, não fica difícil fazer o prognóstico de que o estado, incluindo a capital Florianópolis, estará nos noticiários nas próximas semanas na condição do próximo epicentro da pandemia da COVID-19 no Brasil. Lembro que no momento, existem ao menos quatro epicentros (São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Ceará), o que é uma das características da propagação espacial do coronavírus.

A pressão pelo consumo é uma das ferramentas mais poderosas que o Capitalismo possui sobre as pessoas, e evidentemente é dessa condição que deriva a necessidade de que os governantes ajam com a devida responsabilidade. Mas, lamentavelmente, a começar pelo presidente Jair Bolsonaro, não é isto o que está ocorrendo.

Assim, não é à toa, que mesmo com a óbvia subnotificação que está ocorrendo, o Brasil já é o 11o. colocado tanto no número de infecções como no de mortes causadas pelo coronavírus.  

Finalmente, sou só eu que fico com a impressão de que o pessoal entrando nesse shopping em Camboriú poderia bem estar na condição de passageiros do Titanic no dia em que ele afundou? Primeiro, a música, e depois, o naufrágio.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s