Campos de Goytacazes: Entre becos e saídas

E-book reúne entrevistas com pensadores locais para discutir problemas e soluções para a região

Becos & Saidas capa

A cidade de Campos de Goytacazes é localizada no norte fluminense e tem na sua região a Bacia de Campos, onde se encontra a maior plataforma petrolífera do Brasil. Tendo em vista o fim do ciclo do Petróleo na região, o Blog do Pedlowski realizou entre junho e agosto de 2018, uma série de entrevistas com pesquisadores, profissionais e intelectuais das mais diversas áreas de conhecimento e com atuação em Campos de Goytacazes para debater possíveis soluções para o beco sem saída encontrado no fim deste ciclo de desenvolvimento econômico na região através do petróleo.

O objetivo do livro não é encontrar uma única saída nem dar respostas prontas para os problemas e questões levantadas ao longo de duzentas páginas. Ao contrário, conforme conta na introdução, o grande propósito deste e-book é instigar os leitores a refletirem em conjunto com os entrevistados. Assim, os organizadores convidam os leitores a mergulharem no conteúdo da obra para formularem suas próprias opiniões em relação aos temas discutidos. Devido a ausência de espaços e fóruns públicos para uma construção coletiva de soluções, este livro é um esforço na difícil tarefa de constituir uma esfera pública de debate qualificado sobre os problemas sócio-econômicos da região. Por fim, o leitor se encontrará entre becos e saídas.

O livro é dividido em 16 capítulos. São dois prefácios, o primeiro é assinado por Orávio de Campos, enquanto que o segundo é de autoria de Deneval Siqueira de Azevedo Filho. Os prefácios são seguidos por uma introdução dos organizadores, as entrevistas e por fim, um posfácio. No total, são doze pensadores e intelectuais locais entrevistados, são eles: Ranulfo Vidigal, Dayane da Silva Santos Altoé, José Luís Vianna da Cruz, Júlio Cézar Pinheiro de Oliveira, Alcimar das Chagas Ribeiro, Hélio Gomes Filho, Luciane Soares da Silva, Viviane Ramiro da Silva, José Alves de Azevedo Neto, Carlos Abraão Moura Valpassos, Érica Terezinha de Almeida e Roberto Moraes Pessanha.

Quem desejar baixar gratuitamente o “Campos dos Goytacazes: entre becos e saídas”, basta clicar [Aqui!].

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s