Estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto mostrou que o grau de ativação dos inflamassomas está associado ao desfecho clínico dos pacientes. Descoberta abre caminhos para novas possibilidades de tratamentos, pois já existem drogas eficazes que inibem os inflamassomas
Um conjunto de moléculas presentes dentro das células e envolvidas na inflamação pode ajudar a prever se o paciente evoluirá para casos mais graves ou mais leves da COVID-19 – Foto: Puwadol J./123RF
Dario Simões Zamboni – Foto: Divulgação/FMRP USP
Essa foi a primeira vez que pesquisadores associaram o inflamassoma de NLRP3 com a evolução da COVID-19 para desfechos menos favoráveis aos pacientes.
Utilizando amostras de 124 doentes com casos graves e moderados, o estudo mostrou que o grau de ativação dos inflamassomas está associado ao desfecho clínico dos pacientes.
A imagem é uma autópsia do pulmão de um paciente que faleceu por covid-19. É possível visualizar inflamassomas ativos (marcados como pontos vermelhos) em algumas células. Fibras de colágeno e elásticas estão marcadas em verde, os núcleos das células pulmonares estão marcados em azul e as células epiteliais estão marcadas em rosa – Foto: Cedida pelo pesquisador
Segundo o professor Zamboni, esses achados sugerem que, nos casos graves, a ativação muito forte do inflamassoma está sendo prejudicial aos pacientes.
“Essa descoberta é importante pois abre caminhos para novas possibilidades de tratamentos para a COVID-19, uma vez que já existem drogas eficazes que inibem a ativação dos inflamassomas.”
O estudo, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), acaba de ser publicado no Journal of Experimental Medicine, um dos mais importantes jornais médicos científicos do mundo, e conta com outros 43 autores da USP em Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas da FMRP.
Este artigo foi originalmente publicado pelo Jornal da USP [Aqui!].