Geraldo Venâncio, o sortudo, caiu antes de subir

geraldoAo defender medidas de lockdown para conter a pandemia da COVID-19, o médico Geraldo Venâncio tornou-se uma espécie de “Viúva Porcina” da nova administração municipal ao deixar de ser, sem nunca ter sido. Mas esta condição poderá se mostrar rapidamente um momento de imensa sorte

Li com pouca surpresa a informação de que o experiente Geraldo Venâncio acabou não sendo nomeado para ser o secretário municipal de Saúde no governo de Wladimir Garotinho (PSD).  Apesar das justificativas educadas do sempre educado Dr. Venâncio, não posso deixar de desconfiar que a sua defesa da adoção cientificamente lógica e racional de uma forma mais rígida de isolamento social para conter a expansão da COVID-19 acabou lhe custando  a nomeação.

Mas dada a flagrante onda de irresponsabilidade coletiva que grassa em certos segmentos da sociedade campista, que tendo rendido cenas dantescas de aglomeração em meio à expansão de uma pandemia letal, eu fico com a impressão de que cair antes de subir vai acabar se provando um bafejo de imensa sorte do Dr. Geraldo Venâncio. É que a História não é conhecida por ser clemente com aqueles que podendo conter o espalhamento de doenças letais, optam pelo caminho contrário.

Em tempo: conversando há alguns dias com a minha irmã que é servidora pública lotada na secretaria municipal de Saúde em minha cidade natal, ela me expressou alegria em ter alguém com experiência na área da saúde assumindo o posto de secretários, em vez de um estranho vindo da área da administração de empresas como ocorreu há alguns anos atrás. É que segundo ela, a experiência com um administrador de empresas em um lugar em que a saúde humana deve ser priorizada ficou longe de dar certo.

Aí é que eu fico com a impressão de que Geraldo Venâncio está sendo ainda mais sortudo ao se livrar das pressões que certamente ocorrerão para se priorizar a gestão focada nas relações de custo/benefício em vez do necessário foco na gestão primária da saúde, impedindo com isso a necessidade de se gastar com remédios. Por isso mesmo é que tem horas que cair é melhor do que subir.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s