Nova assembleia constituinte chilena deverá enterrar Constituição de Pinochet e sua ordem neoliberal

manifestantes-en-plaza-italia_336964_1_60a1f8ae2eddf

As apurações para a Assembleia Constituinte que deverá escrever a nova carta magna do Chile apontam por um lado para uma vitória retumbante dos candidatos independentes e dos partidos de esquerda e, por outro, para uma derrota fragorosa dos partidos de direita liderados pelo presidente Sebastián Pinera que conseguiram pouco mais de 20% dos votos (em torno de 37 deputados constituintes), o que impedirá que possam brecar propostas mais radicais da constituição herdada do regime militar de Augusto Pinochet (ver imagem abaixo).

chile elige

Além disso, a capital do Chile, Santiago, elegeu uma comunista, Iraci Luiza Hassler, para ser a sua próxima prefeita,  o que por si só demonstra o tamanho do baque sofrida pelos partidos da direita e até da centro-esquerda que se acostumaram ao revezamento no poder desde o final do regime militar de Pinochet. 

TVenserio.com 📺 (@tvenseriocom) | Twitter

O fato é que com essa derrota acachapante da direita, que perde o direito a vetar mudanças drásticas na Constituição pinochetista, o povo chileno acaba de enterrar a ordem neoliberal que foi imposta pelo regime militar.  Essa derrota do modelo neoliberal deverá servir de exemplo para toda a América Latina.

Uma lição importante é que a derrota eleitoral da direita no Chile só foi possível após poderosas mobilizações sociais, inclusive aquela que impôs a realização de uma assembleia constituinte que agora tem seus deputados eleitos. E que isto sirva para a esquerda que continua apostando em um parlamento controlado pelos defensores do neoliberalismo para obter mudanças pontuais, enquanto acumulamos derrotas estratégicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s