Nova assembleia constituinte chilena deverá enterrar Constituição de Pinochet e sua ordem neoliberal

manifestantes-en-plaza-italia_336964_1_60a1f8ae2eddf

As apurações para a Assembleia Constituinte que deverá escrever a nova carta magna do Chile apontam por um lado para uma vitória retumbante dos candidatos independentes e dos partidos de esquerda e, por outro, para uma derrota fragorosa dos partidos de direita liderados pelo presidente Sebastián Pinera que conseguiram pouco mais de 20% dos votos (em torno de 37 deputados constituintes), o que impedirá que possam brecar propostas mais radicais da constituição herdada do regime militar de Augusto Pinochet (ver imagem abaixo).

chile elige

Além disso, a capital do Chile, Santiago, elegeu uma comunista, Iraci Luiza Hassler, para ser a sua próxima prefeita,  o que por si só demonstra o tamanho do baque sofrida pelos partidos da direita e até da centro-esquerda que se acostumaram ao revezamento no poder desde o final do regime militar de Pinochet. 

TVenserio.com 📺 (@tvenseriocom) | Twitter

O fato é que com essa derrota acachapante da direita, que perde o direito a vetar mudanças drásticas na Constituição pinochetista, o povo chileno acaba de enterrar a ordem neoliberal que foi imposta pelo regime militar.  Essa derrota do modelo neoliberal deverá servir de exemplo para toda a América Latina.

Uma lição importante é que a derrota eleitoral da direita no Chile só foi possível após poderosas mobilizações sociais, inclusive aquela que impôs a realização de uma assembleia constituinte que agora tem seus deputados eleitos. E que isto sirva para a esquerda que continua apostando em um parlamento controlado pelos defensores do neoliberalismo para obter mudanças pontuais, enquanto acumulamos derrotas estratégicas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s