Em um único dia, Groenlândia perdeu gelo suficiente para cobrir a Flórida em cinco centímetros de água

Dados mostram que a camada de gelo perdeu 8,5 bilhões de toneladas de massa superficial na terça-feira.  Temperatura recorde de todos os tempos de 19,8C na região na quarta-feira

groenlandiaA estação de degelo da Groenlândia geralmente dura de junho a agosto. Os dados do governo dinamarquês mostram que o país perdeu mais de 100 bilhões de toneladas de gelo desde o início de junho deste ano. Fotografia: Reuters

Por Oliver Milman para o “The Guardian”

O vasto manto de gelo da Groenlândia está sofrendo um aumento no derretimento, com a quantidade de gelo desaparecendo em um único dia nesta semana o suficiente para cobrir toda a Flórida em cinco centímetros de água, descobriram os pesquisadores.

O dilúvio de derretimento atingiu profundamente o enorme interior gelado da Groenlândia, com dados do governo dinamarquês mostrando que a camada de gelo perdeu 8,5 bilhões de toneladas de massa superficial só na terça-feira. Outros 8,4 bilhões de toneladas foram perdidos na quinta-feira, informou o site de monitoramento do Portal Polar .

A escala do gelo que desaparece é tão grande que as perdas na terça-feira criaram água derretida suficiente para afogar todo o estado da Flórida, nos Estados Unidos, em 5 cm de água. O gelo que derrete na Groenlândia flui como água para o oceano, onde se soma ao aumento contínuo do nível do mar global causado pela mudança climática induzida pelo homem.

“É um nível muito alto de derretimento e provavelmente mudará a face da Groenlândia, porque será um motor muito forte para uma aceleração do derretimento futuro e, portanto, do aumento do nível do mar”, disse Marco Tedesco, especialista em geleiras em Columbia Universidade e cientista adjunto da Nasa.

Tedesco disse que um patch de alta pressão está sugando e segurando o ar mais quente do sul “como um aspirador de pó” e segurando-o sobre o leste da Groenlândia, causando uma temperatura recorde de todos os tempos de 19,8C na região na quarta-feira. À medida que a neve sazonal derrete, o gelo do núcleo mais escuro é exposto, que então derrete e aumenta o aumento do nível do mar.

“Tivemos esse tipo de eventos atmosféricos no passado, mas agora eles estão se tornando mais longos e frequentes”, disse Tedesco.

“A neve é ​​como um cobertor protetor, então, uma vez que ela vá embora, você fica preso em um derretimento cada vez mais rápido, então quem sabe o que acontecerá com o derretimento agora. É incrível ver como essas áreas enormes e gigantes de gelo são vulneráveis. Estou surpreso com o quão poderosas são as forças que agem sobre eles.”

A estação de degelo da Groenlândia geralmente dura de junho a agosto. Os dados do governo dinamarquês mostram que a ilha perdeu mais de 100 bilhões de toneladas de gelo desde o início de junho deste ano e, embora a gravidade do derretimento seja menor do que em 2019 – quando 11 bilhões de toneladas de gelo foram perdidas em um único dia – a área afetada é muito maior em 2021.

“É difícil dizer se será um ano recorde de derretimento este ano, mas há uma tonelada de ar quente e úmido sobre a camada de gelo que está causando uma quantidade incrível de derretimento”, disse Brad Lipovsky, um glaciologista da Universidade de Washington .

“O que me preocupa é a resposta política, ou a falta dela. A elevação do nível do mar é como um trem em movimento lento, mas uma vez que começa a rolar, você não pode pará-lo. Não é uma boa notícia. ”

Se todo o gelo na Groenlândia derretesse, o nível do mar global aumentaria cerca de 6 metros,e embora seja improvável que isso aconteça em qualquer tipo de escala de tempo previsível, os cientistas alertaram que a maior ilha do mundo está atingindo um ponto de inflexão devido às pressões exercidas sobre ele pelo aquecimento global.

O gelo da Groenlândia está derretendo mais rápido do que em qualquer momento nos últimos 12.000 anos, calcularam os cientistas ,com a perda de gelocorrendo a uma taxa de cerca de um milhão de toneladas por minuto em 2019. A Groenlândia e a outra região polar da Terra, a Antártica,juntas perderam 6,3 trilhões toneladas de gelo desde 1994.

Essa taxa de perda de gelo, que está se acelerando conforme as temperaturas continuam aumentando, está mudando as correntes oceânicas, alterando os ecossistemas marinhos e representando uma ameaça direta às cidades costeiras baixas do mundo, que correm o risco de serem inundadas por inundações. Um artigo de pesquisa de 2019 descobriu que a camada de gelo da Groenlândia poderia adicionar algo entre 5 cm e 33 cm aos níveis globais do mar até o final do século. O mundo está no caminho certo “do meio para o alto disso”, disse Lipovsky.

“É muito preocupante”, disse Tedesco. “A ação é clara – precisamos obter emissões líquidas zero, mas também precisamos proteger as populações expostas ao longo da costa. Isso vai ser um grande problema para nossas cidades costeiras. ”

fecho

Este artigo foi escrito originalmente em inglês e publicado pelo jornal “The Guardian” [Aqui!].

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s