
Em meio à devastação desenfreada em curso na Amazônia brasileira, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo lança um livro organizado pelos professores Wagner Costa Ribeiro e Pedro Roberto Jacobi que traz uma série de ideias que mostram que é possível adotar um caminho contrário ao que está sendo adotado.
O livro intitulado “Amazônia: alternativas à devastação” é produto de uma reflexão crítica em busca de alternativas a essa situação e envolve a colaboração de pesquisadores que atuam tanto em estados amazônicos quanto fora deles.
O mote orientador deste livro é a busca discutir não apenas formas de combater o desmatamento, mas também deapresentar experiências em curso que permitam conciliar atividade econômica com a conservação da biodiversidade e das comunidades que vivem na Amazônia.
De minha parte considero que em meio aos desafios impostos pelas políticas anti-ambientais do governo Bolsonaro, este tipo de esforço de reflexão crítica é essencial para evitarmos que os piores cenários para o futuro da Amazônia sejam realizados e transformados em realidade.
Quem desejar baixar este livro, basta clicar [Aqui!].