Barragem de mineração de ouro da AngloGold Ashanti, a Córrego do Sítio II, ameaça romper no município de Santa Bárbara (MG) com alto potencial de destruição e contaminação ambiental
Em janeiro de 2019 este blog publicou um alerta feito pela médica veterinária e proprietária rural Sara Xavier que alertava sobre os riscos colocados por uma barragem da mineradora sul africana AngloGold Ashanti no município de Santa Bárbara (MG) onde era feito um alerta sobre os graves riscos que aquela estrutura colocava sobre os recursos hídricos e o meio ambiente (ver abaixo).
Uma nova postagem foi feita em maio de 2021 para confirmar que o alerta feito por Sara Xavier tinha fundamental, pois um primeiro rompimento teria ocorrido em uma das estruturas mantidas pela AngloGold em Santa Bárbara, causando uma grave contaminação no Rio Conceição, na medida em que um dos principais contaminantes originados na mineração de ouro é o arsênio.
Pois bem, hoje a mídia corporativa está informando que a barragem da AngloGold em Santa Bárbara apresentou processo de trincamento, originando a necessidade de se elevar o grau de monitoramento da situação, que estaria ainda no chamado nível 1 quando a gravidade ainda é pequena (ver imagem abaixo).
Como a primeira informação da AngloGold de que haveria apenas uma trinca na barragem já foi desmentida por informações dadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), não há porquê acreditar na versão da empresa. Como Sara Xavier já havia alertado em 2019, o problema que seria causado pelo rompimento desta barragem deveria ser de alta preocupação por parte das autoridades mineiras. Mas com Romeu Zema reeleito em primeiro turno, a possibilidade é que nada seja feito.