Um alerta de 2018, mas muito atual: o caso da AngloGold Ashanti em Santa Bárbara (MG)

estudantes participam do simulado em brumal

“Simulado” promovido pela AngloGold Ashanti em Santa Bárbara (MG).

Como já escrevi neste blog, o incidente ambiental causado pela Vale em Brumadinho pode ser tudo, mas menos surpreendente. É que todos os avisos haviam sido dados, inclusive dentro das câmaras técnicas que decidiram no final de 2018 autorizar o rebaixamento do nível de segurança do sistema de barragens da Mina do Córrego do Feijão.

Mas outros alertas têm sido dados ao longo do tempo por organizações sociais e profissionais de diversos setores que vivenciam em suas comunidades os riscos diretos causados pela construção de gigantescos depósitos de rejeitos guardados, quase sempre sem a devida fiscalização por parte dos órgãos de governo, próximos de corpos hídricos e áreas de proteção ambiental.

O vídeo abaixo é um testemunho da médica veterinária e proprietária rural, Sara Xavier, que vive no município de Santa Bárbara (MG).  Sara Xavier gravou este depoimento no dia 18 de Março de 2018, exatamente quando se iniciava o Fórum Mundial da Água em Brasília. Neste vídeo ela oferece detalhes importantes e preocupantes sobre um grande reservatório de rejeitos tóxicos da AngloGold Ashanti que, em uma eventual ruptura, poderia causar uma desastre de proporções ainda maiores do que se está vendo neste momento em Brumadinho. Entre outras coisas ela denuncia a inexistência de um sistema de sirenes e de treinamento adequado para a população escapar de um eventual Tsulama.

A questão que se coloca é a seguinte:  até quando vai se desprezar os alertas desse tipo em prol dos interesses de maximização dos lucros das mineradores. Em termos mais simples: quantos mais outros Tsulamas vão ser necessários para que o Brasil adote uma legislação que puna severamente as mineradoras que optam por coletivizar os prejuízos sociais e ambientais da opção que elas fazem por privilegiar os lucros em relação à segurança de suas operações?

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s