Começa a campanha eleitoral na Uenf e, desde já, declaro meu apoio para a chapa “Carlos Rezende e Daniela Barros”

Na manhã desta 6a. feira (11/8), o Conselho Universitário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) homologou a inscrição de duas chapas para as eleições que ocorrerão em primeiro turno no mês de setembro.  Prontamente, estou declarando meu apoio integral à chapa formada pelos professores Carlos Eduardo de Rezende, professor do Laboratório de Ciências Ambientais do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) e Daniela Barros, professora associada do Laboratório de Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA).

Este slideshow necessita de JavaScript.

    

Os motivos da minha decisão são muitos, mas o principal é que no momento em que a instituição completa 30 anos, estamos necessitando de um novo rumo após quase 8 anos “sob mesma direção”. E o problema não é apenas mudar por mudar, mas sim porque precisamos recolocar a Uenf dentro de princípios que acredita foram completamente abandonados, a começar pela desvalorização do processo de produção de conhecimento científico, incluindo a formação de nossos alunos de graduação.

Além disso, a forma com que a atual reitoria da Uenf tratou seus colegiados superiores que passaram a ser meros apêndices de decisões já tomadas, em vez de serem os centros de formulação de ações estratégicas para aprofundar a inserção e a contribuição da instituição no processo de desenvolvimento regional. 

O fato é que além de ser um cientista de nível internacional, o professor Carlos Eduardo de Rezende possui uma longa trajetória institucional, a começar por sua participação nos grupos de trabalho liderados por Darcy Ribeiro nos quais se formulou o projeto institucional revolucionário que permitiu à Uenf crescer tanto e tão rápido, e pautada por altíssimos padrões de excelência acadêmica.  Mas como alguém que sempre demonstrou estar pronto para aprender algo novo,  o professor Carlos Eduardo Rezende também contribuiu para a consolidação da associação de docentes da Uenf (Aduenf) onde participou em diferentes cargos, sempre com uma predisposição para o diálogo franco e direto.

Quero ainda dizer que a companheira de chapa, a professora Daniela Barros, é uma docente que se caracteriza não apenas por estar presente no ensino e na pesquisa, mas também se revelou ao longo do tempo uma liderança institucional que é capaz de dialogar e escutar, algo que efetivamente tem faltado aos que dirigiram a Uenf nos últimos ciclos administrativos (2016-2023).

Informo que ao longo da campanha eleitoral, estarei divulgando informações no sentido de demonstrar a correção e a urgência de eleger Carlos Rezende e Daniela Barros para liderarem a Uenf no ciclo 2024-2027.  É que estando na instituição desde janeiro de 1998, me preocupa muito a condição em que nos encontramos neste momento, o que reforça a necessidade de novos rumos na nossa reitoria. Como conheço o professor Carlos Rezende há mais de quatro décadas, e assisti à sua impressionante trajetória pessoal e científica, é com ele e a professora Daniela que penso estaremos melhor servidos para enfrentarmos os duros desafios que estão diante de nós.

2 comentários sobre “Começa a campanha eleitoral na Uenf e, desde já, declaro meu apoio para a chapa “Carlos Rezende e Daniela Barros”

  1. Na UENF o grito se entoa,
    Carlão e Daniela, a chapa boa.
    “É Tempo da UENF” eles anunciam,
    “Juntos para Avançar”, os dias se guiam.
    Na coalizão, de coração, querem mudar,
    Para um futuro melhor, juntos vamos caminhar.

    Curtir

  2. Antes de qualquer coisa quero esclarecer que não tenho vínculo institucional com a UENF, pois sou mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ. No entanto, reconheço a UENF como uma instituição pública de ensino, pesquisa e extensão de excelência no qual o conjunto do seu corpo docente, discente e de servidores dedicam-se com seriedade para esta excelência. Portanto, como fluminense e brasileiro, tenho enorme preocupação e atenção voltada para o aprofundamento do caráter público, democrático e de qualidade da universidade fundada por Darcy Ribeiro e Leonel Brizola. Neste sentido, sinto-me partícipe e representado pela chapa formada pelo professor Carlos Rezende e pela professora Daniela Barros. Cientistas-docentes que não só pela magnitude de suas trajetórias acadêmicas, mas também pelas suas respectivas práxis de vida, dignificam a instuição e a representam quanto ao seu mais elevado parâmetro político-pedagógico e humano. Não afeitos, portanto, a promessas inalcansáveis como daqueles que apenas almejam um suposto poder e quando lá chegam apenas dignam-se a tornarem-se correia de transmissão dos que fazem da educação apenas um discurso vazio de compromisso. Dessa forma, todo apoio, compromisso e empenho para se eleger Carlos Rezende, REITOR da UENF, e Daniela Barros, VICE-REITORA. É preciso coragem e energia! Pela excelência da UENF, a excelência das candidaturas: Carlão e Daniela, uma chapa de palavra!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário