Por Luka Franca
A tentativa de criminalizar o PSOL e sua militância por parte da grande mídia virou piada nas redes sociais. Desde o domingo (9/2) matérias tentando criminalizar e envolver o partido tem sido veiculadas pelos veículos ligados as Organizações Globo. A primeira matéria a ser alvo de piada foi uma nota publicada pelo G1 com a manchete “Estagiário de advogado diz que ativista afirmou que homem que acendeu rojão era ligado ao deputado Marcelo Freixo” que virou meme nas redes sociais já na segunda-feira (10/2).
Além dos memes gerados por conta da matéria publicada pelo G1 na terça-feira (11/2) também aconteceu um tuitaço #LigaçãoComFreixo em que as pessoas criticavam a grande mídia e também tiravam sarro sobre a suposta ligação com Freixo, a hashtag chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do TrendTopics Brasil (lista de assuntos que mais são falados no twitter).
Além dos memes com a matéria e o tuitaço pelo menos duas páginas dedicadas a criar memes e divulgar apoio contra a tentativa de criminalização tentada pela grande mídia foram criadas no Facebook. As páginas “Eu tenho ligação com Marcelo Freixo” e “Estagiário disse” já somam juntas mais de 42 mil seguidores e divulgam postagens bem humoradas sobre o caso.
Na “Eu tenho ligação com Marcelo Freixo” memes baseados em filmes como “Sexto Sentido”, “ET” e “Matrix”, além de aparecer um meme do deputado estadual com a frase “me liga, me manda um telegrama, uma carta de amor”.
“Tem coisas que só o humor resolve”, disse Caio Almendra, um dos administradores da página “Eu tenho ligação com Marcelo Freixo”. “Quando a notícia começa de forma tão idiota, simplesmente apontar a idiotice dela é se rebaixar”, conclui.
A mesma toada segue a página “Estagiário disse”. Com memes simulando o layout do site G1 fazendo piada em cima da reportagem publicada no começo da semana, além de publicar vários prints das pessoas fazendo piada com #LigaçãoComFreixo pelo twitter.
FONTE: http://www.virusplanetario.net/tentativa-manipulacao-informacao/#ixzz2tHUFOKwL