MAB convida para reunião com Secretário do Ambiente em Cachoeiras de Macacu para tratar da Barragem de Guapiaçu

Convite

atingidos-guapiaçu

O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) convida os movimentos sociais e a população para participarem de Encontro no dia 6 de março, a partir das 12 hs, em Cachoeiras de Macacu, com presença confirmada do Secretário Estadual do Ambiente, André Corrêa, e os agricultores ameaçados pela construção da grande barragem no Rio Guapiaçu. O local do encontro será: Sede da comunidade Serra Queimada (no Km 16 da RJ 122 é a entrada da comunidade – deste ponto em diante, será sinalizado com bandeiras).  

Para os estudantes da UFRJ e UFRRJ, está saindo ônibus de Seropédica (6:30) que passará na capital (8:30). Detalhes, falar com Fabricio (fabriciotelo@hotmail.com ou (21) 96913 8231 – tim). Há vagas.

Os principais impactos da grande barragem do Guapiaçu são: remoção / desapropriação de 3 mil famílias de agricultores e assentados da reforma agrária; desmatamento de 12 milhões de árvores da Mata Atlântica (Crime Ambiental); prejuízo econômico de R$ 100 milhões por ano devido ao risco de inundação de extensa área agrícola do município (equivalente a 500 hectares) considerada de altíssima fertilidade e produtividade, além da perda (extinção) de 15 mil empregos.

O governo do estado, até o momento, não se dispôs a analisar as Alternativas técnicas e locacionais existentes para garantir o abastecimento dos municípios do Leste da Baía de Guanabara, tais como: o aproveitamento de reservatórios de água da CEDAE abandonados a mais de 20 anos e a construção de pequenas barragens nos rios da região que reduziriam bastante a área de inundação gerando um impacto socioeconômico e ambiental bem menor que o previsto no projeto da grande barragem, além da revitalização da bacia hidrográfica etc.

Matérias publicas sobre os impactos da barragem ver links:

https://www.youtube.com/watch?v=0VjZ6ro6BCk&feature=youtu.be&list=UU3UDbLgGfCfxiHDc7m8faQQ

http://odia.ig.com.br/odiaestado/2015-02-11/construcao-de-barragem-em-cachoeiras-de-macacu-gera-polemica.html

https://www.youtube.com/watch?v=mszh7ijEUYY&feature=youtu.be

Contamos com sua presença e ajuda na divulgação desta atividade em Cachoeiras de Macacu.
Águas para a Vida, não para morte!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s