Hoje cheguei para trabalhar na UENF e tive a grata satisfação de dar de cara com a placa de identificação da obra que envolve a construção do anexo do Centro de Ciências do Homem, como mostra a imagem abaixo.
A placa mostra, como deveria, a empresa responsável (Construtora Massari Ltda) pela obra, a fonte pagadora (a FINEP) e o custo total da obra (R$ 714.410,70). Até ai, tudo bem, apesar do atraso. Entretanto, com um olhar mais cuidadoso na placa é possível observar a ausência do nome do engenheiro responsável e do tempo de duração da obra!
Mas a omissão de informações não é a única questão que está causando espécie entre quem vem acompanhando a construção desse anexo. Nesse sentido, um leitor do blog me enviou a imagem abaixo, que aparentemente mostra uma reunião no interior do canteiro de obras entre membros da equipe técnica da prefeitura do campus (inclusive o prefeito, o Professor Gustavo Xavier) e, provavelmente um representante da empresa responsável pela obra, sem que os presentes portem qualquer tipo de equipamento de proteção individual.
Em relação a esse aspecto, o leitor que enviou a imagem apenas acrescentou a pergunta: cadê a segurança?
Finalmente, talvez por alguém ter notado que a placa estava com informações incompletas, ao retornar do horário do almoço, notei que a placa de identificação da obra já não estava mais no local.
Diante disso tudo, eu apenas pergunto: MPT e CREA/RJ, pode isso?