Venho acompanhando de perto o avanço da erosão na Praia do Açu desde o final de 2013 quando o fenômeno começou a se agravar. Desde então, venho fotografando a área regularmente. Confesso que apesar de ter previsto, a velocidade do fenômeno tem me surpreendido.
Vejamos a foto abaixo que eu tirei no dia 06 de setembro de 2014.
Imagem do dia 06/09/2014 mostrando ainda a presença de trecho intacto da Avenida Atlântica e a rede de eletricidade.
Agora, comparemos o mesmo ponto na manhã desta 3a. feira (15/09) para ver como a situação mudou drasticamente em exatos 374 dias.
Imagem mostrando o mesmo ponto da Praia do Açu no dia 15/09/2015 já sem a presença da Avenida Atlântica.
Neste período, o que tivemos em termos da tomada de responsabilidades por parte dos governos estadual e municipal, bem como da Prumo Logística Global pode ser sintetizado na ação de servidores da Prefeitura Municipal de São João da Barra para “salvar” os paralelepípedos que cobriam o que um dia foi a Avenida Atlântica.
Agora, qual será a próxima ação dos responsáveis? Recolher os entulhos em que vão se transformar as edificações que já deveriam ter sido protegidas e agora vão enfrentar o mesmo destino da Avenida Atlântico? E ainda tem gente que tem coragem de chamar esse processo todo de “desenvolvimento”.

