Estive na tarde desta sábado em uma nova visita á Praia do Açu e o que vi realmente foi chocante, mesmo para quem vem estudando o processo nos últimos anos. É que além da destruição completa da Avenida Atlântica, pude ainda ver o risco em que muitas construções, inclusive uma igreja, se encontram neste momento de ter o mesmo destino da avenida.
Como imagens valem mais do que mil palavras, escolhi dois ângulos da seção da Praia do Açu que venho acompanhando para comparar a situação em duas datas do ano de 2015, e os resultados são mostrados abaixo.
Sentido Lagoa do Açu para final da Avenida Atlântica – 12/05
Sentido Lagoa do Açu para o final da Avenida Atlântica – 26/09
Sentido final da Avenida Atlântica para Lagoa do Açu – 12/05
Sentido final da Avenida Atlântica para Lagoa do Açu – 12/05
Ainda que existem pequenas diferenças de ângulos, a diferença visual deixa claro que uma grande quantidade de areia foi removida da Praia do Açu. Aliás, conversando com moradores da Praia do Açu durante essa visita, me foi narrado que no recente episódio que destruiu a Avenida Atlântica, a principal sensação que acometeu todos que foram ver a ação do mar foi de completo abandono.
Diante do cenário que se devela nas imagens acima, outra sensação que captei entre os moradores foi de que as soluções estão sendo proteladas para que ninguém seja responsabilizado pelo já foi destruído. É que, segundo este raciocínio, a completa destruição da Barra do Açu vai acabar justificando a omissão por parte de quem tem a responsabilidade pela situação. Pensando bem, não posso culpar os moradores por pensarem assim. É que até onde eu saiba, a Natureza continua sendo apontada como a única culpada pela destruição. Pobre natureza: tão judiada e tão difamada.




Muuuito triste!
CurtirCurtir
LAMENTAVEL POIS MINHAS FERIAS TODO ANO TIRO NO AÇU ,ME SENTINDO TRISTE
CurtirCurtir
sempre passava minhas férias no açu, parei em 2011. isso está um lixo de cidade.
CurtirCurtir