Presidente da BHP Billiton vem ao Brasil para inspecionar área de desastre em Mariana. Por que isso não é notícia?

samarco

O jornal britânico “The Guardian” informou hoje que o presidente da mineradora anglo-australiana BHP Billiton, Andrew Mackenzie, chegou ao Brasil hoje para visitar Mariana, onde deveria se encontrar com autoridades e representantes da Mineradora Samarco (Aqui!), além de inspecionar as áreas atingidas pelo derramamento de rejeitos tóxicos vindas das duas lagoas de contenção que explodiram em Bento Rodrigues.

A razão desta visita urgente parece não ser por motivos meramente humanitários, visto que as ações da BHP Billiton estavam em queda nesta segunda-feira (09/11) nas bolsas de Londres e da Austrália, num reflexo direto por parte dos investidores em relação às consequências devastadoras que a explosão das duas barragens sobre as comunidades locais, meio ambiente e sobre a própria capacidade da Mineradora Samarco de continuar extraindo minério de ferro nas minas de Mariana.

Agora uma coisa que reforça a minha impressão de que a mídia corporativa brasileira está fazendo uma cobertura propositalmente precária desta tragédia é que ninguém ainda noticiou uma visita tão estratégica da parceira da Vale na Mineradora Samarco. A preferência está numa forma de cobertura generalista, onde apenas filigranas de informação são apresentadas na forma de conta gotas. Por essas e outras que quem quiser se informar talvez ache caminho mais fácil na mídia internacional. 

 

Deixe um comentário