Após o TsuLama, governo Dilma e mineradoras partem para o escárnio

escárnio

ESCÁRNIO: PARA RECUPERAR O RIO DOCE, GOV. FEDERAL PROPÕE FUNDAÇÃO GERIDA PELA SAMARCO, VALE E BHP

#NãoFoiAcidente #Ecocídio #SamarcoAssasina#ValeAssassina

Por Mães de Maio

Sim, vocês entenderam bem a chamada desta postagem. O jornal Folha de S.Paulo noticia hoje, na sua versão impressa, que o Governo Federal “criará uma fundação”, financiada pelas mineradoras envolvidas no desastre, a qual será “a responsável pela recuperação do Rio Doce”.

A decisão teria sido tomada ontem após reunião entre a Advogacia Geral da União (AGU) e representantes das três mineradoras responsáveis pela devastação: Samarco, Vale e BHP. Acordaram criar uma fundação (público-privada? privada?) com um orçamento inicial estimado em R$ 20 Bilhões – os quais, na verdade, deveriam compor a multa (mínima) das 3 mineradoras por tudo o que cometeram em toda a região – e os incalculáveis prejuízos sócio-ambientais de curto a longo prazo.

AGORA A INFORMAÇÃO AINDA MAIS GRAVE, contida na mesma matéria (e confirmada por outras pessoas que estão acompanhando o caso de perto): Além de decidir o mecanismo pelo qual sua multa à sociedade será gerida, “Nas negociações, as mineradoras conseguiram que os [futuros] gestores da Fundação fossem indicados pelas [próprias] empresas, restando ao Poder Público [apenas] fiscalizar as ações”…

É isto mesmo: após um dos maiores crimes ambientais da história deste país, o Governo Federal – em conluio com as 3 mineradoras responsáveis pelo ecocídio – está viabilizando um meio jurídico-administrativo para que elas próprias sigam gerindo a multa (mínima) devida por elas, frente aos incalculáveis efeitos de sua exploração mineradora. Um fundo bilionário de, no mínimo, R$ 20 Bilhões que elas deveriam pagar à sociedade, mas que agora será fonte de um novo negócio “social, ambiental, sustentável” que elas vão gerir lado-a-lado com os interesses da sua atividade mineradora predatória, que seguirá.

Um verdadeiro escárnio com toda população dilacerada da região (cidades, ribeirinhos, indígenas, pescadores etc), e com todos nós que acompanhamos apreensivos os desdobramentos da calamidade. Os gestores ainda tiveram a desfaçatez de declararem, na mesma matéria, que “representantes da sociedade civil [muito provavelmente pessoas como o fotógrafo Sebastião Salgado e companhia já patrocinada pela Vale] e especialistas vão compor o conselho CONSULTIVO”. Aquele tipo de “consulta” e aqueles “conselhões” que, sabemos, são totalmente levados em conta pelos gestores estatais ou privados de turno… Teria sido minimamente mais honesto se propusessem a criação direta de um departamento interno, nas próprias mineradoras ecocidas, aqueles bem de fachada, totalmente subordinado aos interesses empresariais, com um nome de marketing pomposo do tipo “responsabilidade ambiental, social, sustentabilidade”, ou qualquer outra mentira que Vale…

Enquanto isso, quanto Vale todo um Rio? Quanto Vale a Vida de centenas de milhares de pessoas que dependem, direta ou indiretamente, desta brincadeira (ecocida e assassina) de mal gosto?!

Leiam abaixo com seus próprios olhos as matérias, e tiremos as nossas conclusões individuais, e consequências coletivas.

A matéria completa da Folha está aqui: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/01/1732152-governo-criara-fundacao-para-recuperar-do-rio-doce.shtml

E aqui na versão mais oficiosa da EBC: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-01/governo-vai-criar-fundacao-financiada-por-mineradoras-para-recuperar-rio-doce

FONTE: https://www.facebook.com/maes.demaio/photos/a.174007019401673.38528.173936532742055/730779910391045/?type=3&theater

Deixe um comentário