TsuLama da Samarco: Dilma Rousseff se encontra a portas fechadas com a Vale e a BHP Billiton para decidir o futuro do Rio Doce

Brasília - DF, 25/01/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante reunião com Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Sob o sugestivo título de “Presidenta Dilma se reúne com mineradoras para definir acordo pela reparação do Rio Doce“, o blog da presidência da república anunciou a reunião que ocorreu ontem (25/1) para que Dilma Rousseff e seus ministros sentassem junto com os presidentes da Vale e da BHP Billiton para fechar o acordão que, na prática, deverá livrar a cara das mineradoras de arcar com as responsabilidades pelo TsuLama da Samarco (Aqui!).

Para validar esse acordão estavam presentes o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung e o procurador-geral do estado, Rodrigo Rabello; além do advogado-geral de Minas Gerais, Onofre Batista, e dos ministros Jaques Wagner (Casa Civil); Luis Inácio Adams (Advocacia-Geral da União); Izabella Teixeira (Meio Ambiente); e Eduardo Braga (Minas e Energia).

Na reunião também foi discutida a criação e a forma de gerenciamento do fundo de cerca de R$ 20 bilhões que será criado supostamente para dar conta dos problemas criados pela negligência das mineradoras que vão, pasmemos todos, controlar como  os recursos serão usados!

Alguma alma mais cínica poderia perguntar por que nesta foto não aparece nenhum representante dos atingidos pelo TsuLama. E aí eu responderia num tom bem mineiro: porque os atingidos não foram convidados, uai!

E com esse “acordo” fica tudo como dantes no quartel de Abrantes, e o Brasil se mantém como o paraíso dos poluidores!

Deixe um comentário