Estudantes fecham a Uenf e explicitam crise causada pelo (des) governo Pezão

A entrada principal do campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) amanheceu fechada por causa de um bloqueio (trancaço) realizado por estudantes de graduação e pós-graduação liderados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Associação de Pós-Graduandos (APG).

O protesto é parte de um movimento de greve que está sendo realizado pelos estudantes para pressionar o (des) governo estadual do Rio de Janeiro e também a reitoria da Uenf a apresentarem soluções práticas para uma série de problemas, a começar pelo atraso crônico no pagamento de várias modalidades de bolsas acadêmicas.

Os estudantes, que dependem diretamente do pagamento das bolsas, reclamam que sem as mesmas muitos estão abandonando os cursos de graduação e pós-graduação.  Mas os estudantes também demandam a regularização da situação financeira da Uenf que hoje possui dívidas milionárias com concessionárias de serviços públicos, num processo de precarização que poderá interromper e prejudicar gravemente pesquisas de longo prazo das quais os estudantes participam diretamente.

Como já abordei aqui, esse processo de precarização é parte de um receituário que invariavelmente leva ao processo de privatização de órgãos públicos. No caso da Uenf, essa precarização está em processo acelerado, já que a possibilidade de corte nos serviços de água e energia elétrica levaria ao “apagão” de pesquisas importantes que são realizadas na instituição.

Abaixo imagens do bloqueio promovido, ressalta-se de forma pacífica e organizada, pelos estudantes da Uenf. Apoiar esse movimento é fundamental para preservar a conquista que foi termos uma das melhores universidades brasileiras colocadas no interior do Rio de Janeiro.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s