Não, nem todos os partidos são corruptos. As doações das empreiteiras mostram isso

Uma reportagem publicada pelo jornal paranaense Gazeta do Povo no já distante dia 27 de Novembro (Aqui! ) trouxe uma informação impressionante mesmo para mim: nas eleições de 2014, as empreiteiras envolvidas na Lava Jato (ou seja no escândalo de corrupção na Petrobras) “doaram” nada menos do que R$ 277 milhões para 28 dos 32 partidos que concorrem no pleito  (ver gráfico abaixo).

empreiteiras

E o leitor deste blog poderia se perguntar sobre quem seriam os 4 partidos que ficaram de fora desta lista de recebedores das generosidades agora sob fogo cerrado das empreiteiras. Pois bem, aí é que a porca torce o rabo para os manifestantes “coxinhas”: Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido da Causa Operário (PCO), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).  

Em suma, ficaram de fora os partidos da esquerda nos quais eu venho votando de forma consistente desde 1998 quando retornei ao Brasil  e vi que o Partido dos Trabalhadores (PT) havia feito uma opção programática que eu considerava equivocada e antipopular em nome de uma questionável viabilidade eleitoral.

Agora que os principais partidos políticos estão literalmente chafurdando na lama, fico imaginando o que me dirão os profetas do pragmatismo neopetista que me diziam que os partidos de esquerda eram inviáveis eleitoralmente porque não aceitavam fazer o jogo como estava dado. Pois bem, eu não tenho outra saída a não ser concluir que é melhor se inviabilizar eleitoralmente do que entregar bandeiras históricas.

Se algo de bom existe nessa crise vergonhosa que assola a política partidária brasileira é oferecer aos partidos de esquerda a possibilidade, com todas as suas fragilidades e limitações, de buscarem pontes de contato com a maioria da população brasileira que nas últimas décadas votou no PT como forma de buscar a construção de uma sociedade mais justa no Brasil.   

Entretanto, para que isso ocorra os partidos de esquerda vão ter que superar a comodidade de manter isolados na periferia da luta de classes como fizeram ao longo dos anos de hegemonia eleitoral do PT dentro da classe trabalhadora.  Esse é um desafio formidável, e resta saber se a esquerda vai aceitar fazer as correções internas para, enfim, dialogar com a maioria da classe trabalhadora brasileira.

 

17 pensamentos sobre “Não, nem todos os partidos são corruptos. As doações das empreiteiras mostram isso

  1. omarmoveis disse:

    talvéz haja doações não contabilizadas, é possivel!

    • De empreiteiras para esses quatro partidos? Ainda que possível, me parece pouco provável. Agora, para os outros 28 com certeza a probabilidade é muito alta. Tanto é que estamos no meio desse escândalo todo.

      • zoraide maria romanholi de oliveira disse:

        Não quero saber dos partidos e sim dos políticos que até hoje não têm seu nome envolvido,pois a essência tem mais valor que o rótulo.

      • Zoraide, se você olhar os partidos e os políticos que estão fora ou dentro dos esquemas de corrupção irá notar uma forte correlação entre as duas variáveis.

  2. nivia disse:

    excelente texto!

  3. denerson disse:

    olha realmente é gratificante ver que os partidos de esquerda não fazem e não fizeram parte deste esquema asqueroso, mas infelizmente o PSOL me decepcionou muito, e os outros três partido embora muito bons estão estagnados não crescem, não mostram empenho junto a sociedade de forma clara. realmente parecemos estar num beco sem saída. PSOL ainda acredito mas muito desconfiado. ótimo seu texto.

  4. os partidos brasileiros estão senão todos quase todos em investigação esperamos que escapem algum partido sério vamos ver

  5. p/ Richard Bankena disse:

    URGENTE: QUAIS PARTIDOS NÃO ESTÃO ENVOLVIDOS COM CORRUPÇÃO? QUAIS POLÍTICOS NÃO ESTÃO ENVOLVIDOS COM CORRUPÇÃO? ESTE É O FOCO! ESTA É A REFERÊNCIA PARA 2018!

    • Olha, a minha postagem aponta os únicos partidos que ainda não apareceram em quaisquer listas de delação. E os políticos que não estão envolvidos em corrupção? Estes estão espalhados por vários partidos, além dos que eu já listei. Mas seguindo o velho ditado, quem anda com porco, farelo acaba comendo.

  6. Zeli Leal disse:

    É inacreditavel a esquerda tem cartas na manga.

  7. todos políticos são ladrões não tenhe um que escape cambada de ladrões eles que afundar o o nosso país. cambada de safado ladrões

    • Jailson, eu diria que você peca por colocar todo mundo na mesma canoa, pois existem pessoas com atuação partidária sobre as quais não recaem quaisquer denúncias sobre atos incorretos. Aliás, ao igualar todos, o que você acaba fazendo é aliviar o lado daqueles que efetivamente atentam contra os cofres públicos.

  8. José Luiz Pereira disse:

    Bom Dia, gostaríamos se possível publicar uma lista de políticos sem envolvimento em corrupção mais que sejam atuantes.

  9. Walter Rodrigues disse:

    Socorro Brasil segue por muitos anos ainda vendido nas mãos de partidos q trocam favores entre sí. Infelismente lava jato não atinge esta parte pois vem da famosas constituição e leis que fazem acontecer esse jogo sujo
    Sai um entra 10

  10. Cris disse:

    Parabéns Marcos Pedlowski, por contribuir através da informação, a qual nos faz avaliar com maior responsabilidade onde devemos creditar nosso voto. Não devemos nos acovardar e nem ficar se lamentando de que todos são corruptos e que não adianta fazer nada. Precisamos sim, afrontar os corruptos e corruptores, separar o joio do trigo através da informação, do voto consciente e responsável e não aceitar o conformismo. Somos muito bonzinhos…O povo brasileiro é carente de informações, então seria legal levantar os nomes dos políxos ..ops, políticos corruptos e divulgar incansavelmente nas redes sociais, para barrá-los nas próximas eleições. Inclusive os que votaram a favor e contra Aécio e Temer.
    Essa briga é nossa!!!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s