Após as manifestações de 18/03 uma certeza: aqui o golpe paraguaio não vai ser tão fácil

fernando-lugo-_764_573_1292190

Dias atrás, o senador paraguaio Fernando Lugo, derrubado do cargo de presidente em 2012 por um impeachment tão fajuto quanto o que está se armando contra Dilma Rousseff, alertou que a direita brasileira estava querendo repetir o mesmo esquema golpista que o vitimou.

A primeira observação é que poucos sabem, eu não sabia, que  Fernando Lugo não sumiu de cena após ser derrubado e ocupa um papel relevante no congresso paraguaio. De lá é que ele avisa aos brasileiros da natureza do processo que está sendo engendrado no congresso nacional, sob a batuta de Eduardo Cunha (aquele mesmo político com incontáveis contas secretas na Suiça que continua livre, leve e solto para levar a galope o processo de impeachment de Dilma Rousseff).

Mas mesmo o mais renhido dos defensores do impeachment dentro do congresso sabem que a partida está longe do seu capítulo final. É que foi fácil cassar Fernando Collor porque não havia oposição popular ao seu impeachment. Esse não é o caso de Dilma Rousseff, e as manifestações da última sexta-feira mostram isso. 

E é preciso que se note que a oposição ao impeachment tem a força que tem porque setores que não apoiam o governo de Dilma Rousseff decidiram ir às ruas para denunciar o que consideram ser um golpe contra a frágil democracia brasileira.  Essa presença de críticos de governo, mas que se opõe ao impeachment de Dilma, é um elemento que torna a situação bem mais complexa do que aquela que ocorreu no Paraguai quando Fernando Lugo foi removido do poder.

A ironia final no caso de Fernando Lugo é que ele agora é um forte candidato à presidência do Paraguai nas eleições de 2018.  

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s