Tramita no Senado a PEC que vai transformar o Brasil numa zona de sacrifício do capitalismo global. Esse sim é um golpe de mestre!

A imagem abaixo é uma reprodução parcial de uma matéria assinada pelo jornalista André Borges para o jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” e nos dá conta de uma ação que transformará definitivamente o Brasil numa zona de sacrifício ambiental e social do capitalismo global (Aqui!).

zona de sacrifício

A estratégia é tão simples quanto engenhosa. É que a partir de uma emenda à Constituição Federal qualquer empreendimento não poderá ser mais suspenso ou cancelado desde que o empreendedor apresente um Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

Para quem não está familiarizado com o processo de licenciamento ambiental, o EIA é atualmente apenas o primeiro passo para que um projeto possa ser avaliado em termos de sua viabilidade social e ambiental. Com o que querem os senadores Blairo Maggi (o maior latifundiário da soja do mundo , do PMDB de Mato Grosso) e Acir Gurgacz (empresário de vários ramos, incluindo o transporte de passageiros, e presidente do PDT de Rondônia), o licenciamento ambiental perderá as poucas e frágeis garantias que possui atualmente para se transformar num mera formalidade.

A consequência disso será o completo desmantelamento do sistema de proteção ambiental brasileiro e objetivamente a liberação de todo e qualquer empreendimento econômico, independente do grau de poluição que cause ou dos danos sociais ambientais que dele possam decorrer. Em outras palavras, estaremos voltando ao Século XVI no que tange ao respeito aos ecossistemas naturais e à maioria da população brasileira.

 

 

Um comentário sobre “Tramita no Senado a PEC que vai transformar o Brasil numa zona de sacrifício do capitalismo global. Esse sim é um golpe de mestre!

  1. Pingback: O Brasil ruma para se tornar um pária ambiental planetário. Vem aí o licenciamento ambiental “flex” | Blog do Pedlowski

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s