Custando perto de R$ 40 bilhões, Jogos Olímpicos não terá nenhuma meta ambiental cumprida

metas ambientais 3

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já estão com um custo próximo de R$ 40 bilhões , mas em pelo menos um quesito não conseguirão deixar nenhum legado que mereça ser lembrado positivamente. Em matéria assinada pelo jornalista Ítalo Nogueira publicada pelo jornal Folha de São Paulo no dia 02/07 foi informado que todas as metas ambientais prometidas na candidatura junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) serão descumpridas (Aqui!).

mapa 1

Na matéria são apresentados alguns dos fracassos com que a cidade do Rio de Janeiro terá de conviver  após o encerramento do megaevento esportivo.   Entre as promessas importantes que foram solenemente descumpridas estão o tratamento total do esgoto lançado baía de Guanabara, e o tratamento dos problemas ambientais da lagoa de Jacarepaguá, que margeia o Parque Olímpico, e que continuará completamente poluída e sob acelerado processo de assoreamento.  

Eu sinceramente não me surpreendo com esse descompasso entre a promessa e o que foi efetivamente realizado em prol da melhoria ambiental dos importantes ecossistemas existentes na cidade do Rio de Janeiro. Apesar disso, considero lamentável que tanto dinheiro esteja sendo gasto com estruturas físicas que não poderão ser usadas pela maioria da população carioca, enquanto quase nada tenha sido aplicado em questões que poderiam ser sim um legado positivo dos Jogos Olímpicos. A começar pelo tratamento de esgotos in natura que continuarão sendo despejados na Baía da Guanabara.

Deixe um comentário