Samarco quer transformar crime ambiental em grande negócio, mas só para seus donos

Em matéria assinada pelo jornalista José Marques, enviado especial do jornal Folha de São Paulo em Mariana (MG) ficamos sabendo que a Mineradora Samarco (Vale + BHP Billiton) que literalmente transformar o crime ambiental de 05 de Novembro de 2015 em um grande negócio (Aqui!).

samarcoÉ que tendo mais de 8 meses para estabelecer mecanismos que contivessem o aporte de seus rejeitos tóxicos nos rios que chegam ao Rio Doce, a Samarco agora quer simplesmente construir um dique cujos resultados serão inundar parte do Distrito de Bento Rodrigues e encobrir um muro histórico construído no Século XVIII.

A matéria mostra que esse dique é, na verdade, a forma mais barata que a Samarco quer impor para não ter que estabelecer estruturas que, apesar de mais caras, poderiam oferecer saídas mais efetivas e sem tanto dano para Bento Rodrigues. E, pasmemos todos, não há garantia de que será efetivo na contenção dos rejeitos que ainda vazam da barragem do Fundão no pico da estação chuvosa que se inicia em Outubro!

Há que se ressaltar que uma das desconfianças que emergiram dos depoimentos dados por moradores de Bento Rodrigues é de que, dado a disposição mostrada ao longo dos anos pela Samarco para comprar as suas terras, o incidente ambiental de 5 de Novembro acabou sendo um grande negócio para as mineradoras Vale e BHP Billiton que são as donas da empresa. Afinal, se livraram de um volume gigantesco de rejeitos sem ter comprar terras ou reassentar os moradores de Bento Rodrigues.

A construção desse dique parece ser a cereja no bolo de lama da Samarco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s