Movimento de defesa da Uenf e suas razões estratégicas

uenf-resiste

Abaixo posto um vídeo que foi criado para fortalecer o movimento em defesa da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) que, como as outras universidades estaduais fluminenses (Uerj e Uezo), se encontra sob um ataque avassalador por parte do (des) governo comandado por Luiz Fernando Pezão.

Mas o mais importante do conteúdo desse vídeo não é denunciar a condição precária que foi criada dentro das universidades estaduais para, muito provavelmente, depois privatizá-las sob a alegação de que o estado não possui condições financeiras de financiar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Para mim o elemento mais importante que este vídeo traz é realçar as contribuições essenciais que universidades públicas trazem não apenas no plano material com suas pesquisas que podem dinamizar a vida econômica, mas sim no plano da transformação das pessoas que por elas passam.

Assim, o crime que está sendo cometido contra a Uenf e contra suas co-irmãs Uerj e Uerj é de inviabilizar a existência de espaços públicos fundamentais não apenas para gerir novos processos produtivos, mas também de modelagem da capacidade crítica e criativa de que precisamos para alçar o Rio de Janeiro, e o Brasil por consequência, do profundo atraso social em que ainda se encontra em pleno Terceiro Milênio.

Por essas razões é que vamos resistir e defender a existência da Uenf, da Uerj e da Uezo. O (des) governo Pezão passará e as nossas universidades ficarão e cumprirão o seu destino manifesto.

Para quem quiser saber mais sobre o movimento de defesa da Uenf, basta clicar  (Aqui!)

Um pensamento sobre “Movimento de defesa da Uenf e suas razões estratégicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s